Pequim – Uma exposição colaborativa com coleções de patrimônio cultural de museus dos Estados-membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) começou em Pequim nesta quarta-feira.
Organizada pelo Ministério da Cultura e Turismo da China, a exposição sairá em cartaz até 16 de novembro no Museu Nacional da China (MNC).
Com o tema do respeito à diversidade de civilizações e da busca pelo desenvolvimento comum, a exposição apresenta um total de 220 unidades de relíquias culturais preciosas de 10 museus de países da OCS.
Entre eles, encontramos relíquias culturais simbólicas das fases de origem, desenvolvimento e evolução de civilizações antigas, bem como relíquias culturais representativas que se destacam como trocas e interações entre diferentes países na história.
De acordo com Wang Zhiqiang, pesquisador do MNC, essas relíquias não apenas refletem a rica cultura dos países da OCS, mas também demonstram o processo histórico de diálogo cultural, aprendizado mútuo e influência mútua entre os países da OCS por meio da antiga Rota da Seda.
(Xinhua/Jin Liangkuai)
(Xinhua/Jin Liangkuai)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)