Beijing – O impulsionador da fonte de luz de radiação síncrotron de alta energia da China passou com sucesso no teste de aceitação na sexta-feira, com seus principais indicadores acima dos requisitos de projeto e seu desempenho geral atingindo o nível avançado internacional.
A fonte de luz, a Fonte de Fótons de Alta Energia (HEPS, em inglês), é um dos principais projetos nacionais de infraestrutura de ciência e tecnologia da China.
Como uma máquina de raios X superdimensionada, ela pode acelerar elétrons até a velocidade próxima à luz por três aceleradores, incluindo um acelerador linear, um impulsionador e um anel de armazenamento, e gerar radiação síncrotron, que apresenta forte penetrabilidade e um alto nível de brilho, ajudando assim os pesquisadores a observar microcosmos.
De acordo com Jiao Yi, pesquisador do Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, com uma circunferência de cerca de 454 metros, o impulsionador é o acelerador de segundo estágio para acelerar o feixe de elétrons de 500 MeV a 6 GeV.
Construído pelo Instituto de Física de Alta Energia, a HEPS deve se tornar uma das instalações de radiação síncrotron de quarta geração mais brilhantes do mundo depois que sua construção for concluída, e atenderá campos como materiais avançados, aeroespacial e biomedicina.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)