Guiyang – A Província de Guizhou, principal centro de big data no sudoeste da China, anunciou na segunda-feira que investirá 20 bilhões de yuans (US$ 2,9 bilhões) em projetos relacionados a big data em 2023.
Este ano, a província planeja introduzir mais de 200 projetos de economia digital com forte crescimento, de acordo com uma conferência provincial de big data realizada na segunda-feira.
Guizhou acelerará o planejamento de centro de dados, redes de computação, 5G e outras infraestruturas digitais de próxima geração, disse Jing Yaping, chefe da autoridade provincial de desenvolvimento de big data, na conferência.
Segundo o plano, até 2025, haverá 800 mil bastidores para centro de dados e 4 milhões de servidores em Guizhou, com mais de 180 mil estações base 5G construídas na província.
Sendo a primeira zona piloto abrangente nacional de big data do país, Guizhou tem promovido a indústria de big data como um dos pilares de seu desenvolvimento social e econômico de alta qualidade.
Em 2023, espera-se que o PIB da província cresça cerca de 6%, atingindo 2,2 trilhões de yuans, com a economia digital respondendo por cerca de 40% de seu PIB.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)