

Guangzhou, 1º set – A Província de Guangdong, no sul da China, avançou ousadamente na última década na reforma e na abertura, e se empenhou para liderar outras regiões na jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos, de acordo com uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira.
Guangdong manteve um crescimento econômico robusto e fez grandes avanços no desenvolvimento de alta qualidade nos últimos 10 anos, avaliou Wang Weizhong, governador de Guangdong, no evento.
O PIB da província mais do que dobrou, para chegar a 12,4 trilhões de yuans (US$ 1,8 trilhão) em 2021, contra 5,7 trilhões de yuans em 2012, revelou Wang. Seu comércio exterior ultrapassou 8 trilhões de yuans em 2021 e seu uso real acumulado de investimento estrangeiro foi de 1,3 trilhão de yuans em 10 anos.
Guangdong promoveu o desenvolvimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e vem construindo continuamente uma economia impulsionada pela indústria manufatureira e pela inovação científica e tecnológica.
Nos últimos 10 anos, a província fomentou 20 clusters industriais estratégicos, e seus gastos com pesquisa e desenvolvimento mais do que dobraram.
Guangdong também promoveu o desenvolvimento coordenado de diferentes regiões e tirou mais de 1,6 milhão de moradores da pobreza.
Nos últimos cinco anos, investiu 750 bilhões de yuans na construção de instalações de proteção ambiental e no combate à poluição. A concentração média de PM2,5 em Guangdong caiu para 22 microgramas por metro cúbico em 2021.
(250823) -- BAOTOU, Aug. 23, 2025 (Xinhua) -- A worker checks wind turbine components at the Mingyang New Energy Intelligent Manufacturing Industrial Park in Baotou, north China's Inner Mongolia Autonomous Region, July 29, 2025. Leveraging its abundant wind resources, the city of Baotou has stepped up to develop its onshore wind power equipment manufacturing business, aiming to build a full industrial chain that covers core component production and final assembly. (Xinhua/Li Zhipeng)