Os alunos participam de um concurso de manufatura aditiva durante uma competição de habilidades de estudantes vocacionais em Shanghai, leste da China, em 8 de maio de 2021. (Xinhua/Liu Ying)
Beijing, 31 mai (China) — Nos últimos cinco anos, cerca de 90% dos graduados das escolas profissionalizantes superiores da China conseguiram garantir um emprego dentro de meio ano após a graduação, segundo um recente relatório.
A taxa de emprego entre os formados de escolas vocacionais permaneceu estável nos últimos cinco anos e a remuneração média mensal recebida meio ano após a formatura aumentou 7,37% entre 2018 e 2019, informou o China Education Daily no início desta semana, citando o relatório compilado pelo Instituto Nacional de Ciências da Educação.
Mais de 93% dos graduados disseram estar satisfeitos com a educação que receberam, de acordo com o relatório.
Conforme o relatório, a maioria dos graduados foi contratada pelo setor privado e empresas individuais, sendo que seus principais empregadores estão nos setores de educação, construção, saúde e trabalho social.
O relatório destacou que a educação profissional também ajudou no desenvolvimento regional. Foi dito que cerca de 60% dos formados de escolas profissionalizantes superiores escolheram trabalhar na mesma localidade de sua alma mater, enquanto 66% estavam trabalhando para pequenas e médias empresas, proporcionando talento para o desenvolvimento da economia local.
Confiado pelo departamento de educação vocacional e educação de adultos do Ministério da Educação, o relatório se concentrou em tópicos como o sistema educacional, funcionamento escolar, ensino e desenvolvimento estudantil, fornecendo informações relacionadas à qualidade e às condições do ensino profissionalizante desde 2016.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)