Governo de Macau expressa apoio à decisão do governo central sobre instituição de consultores de segurança nacional

China estende isenção de impostos para investidores estrangeiros no mercado de títulos
Brasil registra em novembro primeiro déficit na balança comercial desde janeiro

Governo de Macau expressa apoio à decisão do governo central sobre instituição de consultores de segurança nacional

Macau — O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da China expressou nesta sexta-feira apoio resoluto à decisão do governo central sobre a instituição de consultores de segurança nacional para a Comissão de Defesa da Segurança do Estado da RAEM, e prometeu fazer todos os esforços para implementar a decisão.

De acordo com a decisão, a comissão terá um consultor para assuntos de segurança nacional e três consultores técnicos de segurança nacional.

O governo da RAEM ressaltou que o governo central tomou a decisão de acordo com a lei, que serve como um importante arranjo institucional para implementar o princípio de “um país, dois sistemas”, salvaguardar a soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento e manter a prosperidade e estabilidade a longo prazo de Macau.

Também salvaguarda firmemente o alto grau de autonomia da RAEM de acordo com a lei, ajuda a avançar a construção institucional sobre a salvaguarda da segurança nacional nos trilhos da Constituição da República Popular da China e da Lei Básica da RAEM, e assegura o desenvolvimento estável e sustentado de “um país, dois sistemas”, disse o governo da RAEM.

Observando que é responsabilidade constitucional da RAEM salvaguardar a segurança nacional, o governo da RAEM disse que a decisão do governo central precisa ser implementada nas leis locais de Macau.

O chefe do Executivo da RAEM fará as emendas correspondentes para acrescentar o conteúdo dos consultores de segurança nacional às leis e regulamentos relativos à comissão, de modo a oferecer uma poderosa garantia legal para o avanço da governança de Macau de acordo com a lei.

Desde que Macau retornou à pátria há mais de duas décadas, o governo da RAEM vem continuamente estabelecendo e aperfeiçoando sistemas jurídicos e mecanismos de aplicação sobre a salvaguarda da segurança nacional com o forte apoio do governo central, e realizando os trabalhos relacionados.

Desde 2009, a RAEM completou a legislação sobre a salvaguarda da segurança nacional, conforme estipulado pelo artigo 23 da Lei Básica da RAEM, estabeleceu a comissão, melhorou o sistema eleitoral da Assembleia Legislativa e avançou ativamente no ensino relevante, de acordo com o governo da RAEM.

Observando novas situações e desafios com a mudança dos ambientes interno e externo e o aprofundamento das práticas de “um país, dois sistemas”, o governo da RAEM se comprometeu a estabelecer e completar ainda mais os sistemas jurídicos e mecanismos de aplicação sobre a salvaguarda da segurança nacional, continuar a fortalecer o sistema e a capacitação neste sentido, e realizar inteiramente o trabalho de publicidade e ensino.

Isto atende aos interesses gerais do país e da sociedade de Macau, provando ser necessário e urgente, acrescentou o governo da RAEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *