Hangzhou – A Cúpula Wuzhen da Conferência Mundial da Internet (WIC) 2023 começou nesta quarta-feira em Wuzhen, Província de Zhejiang, no leste da China, reunindo mais de 1.800 convidados de mais de 120 países e regiões para participarem online ou offline.
Li Shulei, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCCh, discursou na cerimônia de abertura.
Participantes chineses e estrangeiros disseram que os resultados frutíferos produzidos desde o início da WIC, há uma década, servem como testemunho vívido do progresso acelerado na construção de uma China digital.
Eles pediram esforços contínuos para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento colaborativos, alavancando o papel da internet e das tecnologias digitais na melhoria do bem-estar das pessoas e na erradicação da pobreza, bem como na melhoria dos diálogos entre civilizações online.
Os participantes do evento também destacaram a necessidade de respeitar a soberania cibernética e salvaguardar a segurança, permitindo assim que o mundo digital mantenha melhor a paz, a segurança e a estabilidade.
Com o tema “Criando um Mundo Digital Inclusivo e Resiliente Benéfico para Todos – Construindo uma Comunidade com um Futuro Compartilhado no Ciberespaço”, a cúpula conta com 20 subfóruns que abrangem temas como economia digital, inteligência artificial, cibersegurança e transformação coordenada para o desenvolvimento digital e verde.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)