Fórum de Mídia e Think Tank do Sul Global é realizado em São Paulo

Vendas de carros de passageiros de nova energia da China aumentam em outubro
Lula pediu inclusão de ministério em corte de gastos, diz Haddad

Fórum de Mídia e Think Tank do Sul Global é realizado em São Paulo

(241008) -- BRASILIA, November 8, 2024 (Xinhua) - - Brazilian Sherpa for the G-20 Summit of Countries Ambassador Mauricio Lyrio speaks during a press conference at the Itamaraty Palace in Brasilia, Brazil, November 8, 2024. (Xinhua/Lúcio Távora) (lt)

Um dos maiores eventos mundiais de comunicação, o Fórum de Mídia e Think Tank do Sul Global teve inicio na manhã de hoje (11), no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. O evento realizado nos dias 11 e 12 de novembro, com o tema “Desenvolvimento e revitalização: uma nova jornada para o sul Global” foi aberto pelo presidente Fu Hua, da Agência de Notícias Xinhua, organizadora do encontro.

Em seu discurso de abertura, o presidente Fu Hua, ao dar as boas vindas, ressaltou a liderança do presidente Xi Jinping na globalização da economia do Sul Global e a força indispensável dos mídias para transmitir essa voz. Conceito de segurança comum na emissão de uma voz de justiça e paz são compromissos firmados, trabalho que representa um papel construtivo para paz mundial e modernização do Sul Global. O desenvolvimento dos países e promoção de uma voz de governança global, com benefícios partilhados está inserido no BRICS e no Cinturão e Rota, que fomenta a coexistência entre as culturas e respeita as diferenças dos povos, ampliando a perspectiva cultural e a pesquisa, disse Fu Hua.

A Xinhua faz parte dos veículos do Sul Global, a Agência tem trabalhando com matérias de alta qualidade que farão parte de um relatório que será lançado sobre o Sul Global, com destaque para a modernização chinesa. Ao concluir, Fu Hua citou o ditado popular “a amizade é como o vinho, melhora como o tempo”. Vamos blindar a amizade, concluiu o presidente.

Hu Heping, vice-chefe executivo de Publicidade Departamento do Comitê Central do Partido Comunista da China, leu a mensagem do presidente Xi Jinping aos participantes do Fórum, destacando que a China está disposta a trabalhara com outros países do Sul Global para uma promoção conjunta de futuro compartilhado. O presidente Xi Jinping enfatizou que, diante das mudanças globais sem precedentes em um século, a busca pela modernização e o trabalho por uma ordem internacional mais justa e equitativa são as missões históricas sagradas para os países do Sul Global e temas comuns da época para o mídia e “think tanks” (laboratórios de ideias) do Sul Global.

Xi expressou a sua esperança de que os participantes do fórum se envolvam em discussões aprofundadas, construam consenso e amplifiquem conjuntamente a “voz do Sul Global”, destacando o “compromisso do Sul Global”.

Em seu discurso pessoal Hu Heping, destacou a 16º Reunião do BRICS, que aconteceu em outubro de 2024, na Rússia, sob o tema: “Fortalecendo o multilateralismo para o desenvolvimento e a segurança globais justos”. Os países do BRICS e do Sul Global devem concentrar na modernização e no diálogo, aprofundando cooperações mútuas para resolver contradições sociais.  A China tem um compromisso na assistência dos mais de 160 países que compõem a iniciativa Cinturão e Rota; fortalecendo a governança global, com um mundo igualitário, o multilateralismo, e outros benefícios compartilhados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem, que foi lida por Fábio Manzini, na carta o presidente além de enviar felicitações, agradeceu aos organizadores do evento, destacado o Sul Global como conceito que reflete o peso politico e geográfico, devendo buscar aprimorar o consumo de energias limpas, qualidade de vida, combate a fome e ações para erradicar os flagelos da humanidade. Ainda, exaltou a presidência do Brasil no G20 e as comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas Brasil China, além da necessidade de combater a desinformação.

Para o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima, o Fórum é a oportunidade para EBC cooperar com os países do Sul Global, garantindo o acesso a informação e ampliar a circulação de informações e combates ao fake news, promover a educação midiática.

Foto: Lucio Tavora/Xinhua

Zhang Baojiang, presidente do Banco de Comunicações, o mais antigo banco da China, com 116 anos de existência, defendeu os interesses de trabalhar em parceria no Sul Global, no 9º lugar mundial no ranking de ativos e com parcerias em mais de 100 países é missão banco está presente nos cinco continentes, renovando os modelos de serviços financeiros, criando novos serviços de finanças transfronteiriço que fortaleçam a Rota da Seda.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha destacou as celebrações dos 50 anos das relações diplomáticas Brasil China e a vinda do presidente Xi Jinping para a Cúpula do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, na próxima semana. Padilha relembrou que a China é o principal parceiro econômico do Brasil e o ano de 2023 foi histórico para as negociais econômicas dos dois países, seja no âmbito da agricultura como na tecnologia. No âmbito da Ciência e Tecnologia existem parcerias para o monitoramento climático e se espera a uma maior cooperação com o Sul Global.

No início da programação da tarde foi publicada a declaração de São Paulo do primeiro Fórum Global de Mídias e Think Tank do Sul Global. A Carta exalta em “apoiar a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade dos países do Sul Global, onde todos são chamados em direção à modernização”.

O evento contou com a presença de cerca de 350 representantes de 170 meios de comunicação, think tanks, departamentos governamentais, empresas e outras instituições de mais de 70 países e regiões de todo o mundo. A Empresa Brasil de Comunicação também foi uma das organizadoras do evento. O Correio de Pernambuco participou da cobertura.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *