Beijing – Os gastos da China em pesquisa e desenvolvimento (P&D) mantiveram um rápido crescimento no ano passado graças aos esforços para apoiar a inovação tecnológica.
O gasto total em P&D ultrapassou 3,6 trilhões de yuans (US$ 500 bilhões) em 2024, um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira. O montante representou 2,68% do produto interno bruto da China em 2024, um aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior.
A melhoria das políticas desenvolvidas na China, o cenário de investimento diversificado e a participação empresarial mais forte forneceram um suporte robusto para o crescimento sustentado dos gastos em P&D, disse Zhang Qilong, estatístico do DNE.
Com o impulso contínuo de inovação, a contribuição de P&D da China continua sendo a segunda maior do mundo.
A intensidade de P&D de 2,68% da China ficou em 12º lugar entre os principais países do mundo, acima da média dos países da União Europeia de 2,11% e se aproximando da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2 ,73%.
Em particular, o investimento em pesquisa básica subiu 10,5% no ano passado em relação a 2023, para 249,7 bilhões de yuans, representando 6,91% do total de gastos com P&D.
Nos últimos anos, a China atribuiu grande importância à pesquisa básica, fazendo progressos significativos na construção de grandes aparelhos e infraestrutura científica, com uma série de conquistas originais em campos como tecnologia quântica, ciências da vida, ciência dos materiais e ciência espacial, disse Zhang .
Segundo a Conferência Central de Trabalho Econômico em dezembro passado, a China fortalecerá a pesquisa básica e se esforçará para avanços em tecnologias-chave e essenciais, com esforços para melhorar o sistema de serviços financeiros, incentivar mais capital não governamental e cultivar empresas inovadoras.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)