Beijing — O Fórum Zhongguancun 2023 foi aberto nesta quinta-feira, no Centro de Exposições Zhongguancun, em Beijing.
Yin Li, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e secretário do Comitê Municipal de Beijing do PCCh, leu uma carta de parabéns do presidente Xi Jinping na cerimônia de abertura.
O vice-premiê chinês, Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, participou da cerimônia de abertura e fez um discurso.
Ding disse que a carta de parabéns reflete plenamente que o presidente Xi atribui grande importância à inovação e à cooperação internacional em ciência e tecnologia.
Ele enfatizou que a China acelerará a implementação da estratégia de desenvolvimento orientada para a inovação a fim de fornecer apoio sólido para o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade no país.
A China está disposta a participar ativamente da cooperação global em inovação e compartilhar os frutos do desenvolvimento da inovação com o resto do mundo, assinalou Ding.
Ele apresentou uma proposta de três pontos, dizendo que esforços devem ser feitos para melhorar a governança global da inovação, promover a cooperação internacional em ciência e tecnologia e intensificar a cooperação na pesquisa de questões globais.
O evento atraiu convidados de mais de 80 países e regiões, bem como quase 200 organizações internacionais, instituições e departamentos governamentais estrangeiros.
Com o tema “Cooperação Aberta para um Futuro Compartilhado”, o Fórum Zhongguancun 2023 é organizado conjuntamente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ministério da Indústria e Informatização, Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Conselho de Estado, Academia Chinesa de Ciências, Academia Chinesa de Engenharia, Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e o governo municipal de Beijing.
“Estamos ansiosos para participar de intercâmbios aprofundados e promover consenso com os convidados de vários setores, reunindo sabedoria para aprimorar a cooperação internacional em inovação científica e tecnológica e fazer contribuições para a prosperidade econômica global”, disse Wu Zhaohui, vice-ministro da Ciência e Tecnologia.
Atualmente, a China está embarcando em uma trajetória de inovação que lhe promete uma posição entre os líderes mundiais em inovação em áreas que vão desde veículos elétricos e tecnologia de bateria até espaço, inteligência artificial e computação quântica, comentou Denis Simon, presidente da Aliança de Organizações de Talentos Globais.
Zhongguancun foi fundada em 1988 no noroeste da capital chinesa, abrigando clusters de universidades e institutos de pesquisa. É a primeira zona nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia da China e é conhecida como o “Vale do Silício da China”.
O Fórum Zhongguancun foi criado em 2007 e se tornou uma plataforma de inovação aberta a nível nacional e um fórum internacional.
Foto: Liu Bin
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)