Jinan – Um fórum sobre a cultura de Confúcio começou nesta quarta-feira na cidade de Qufu, local de nascimento do proeminente filósofo chinês na Província de Shandong, leste da China.
O Fórum Nishan sobre Civilizações Mundiais, o nono desde sua criação em 2010, atraiu 330 convidados estrangeiros, incluindo políticos, representantes de organizações internacionais, diplomatas para China, especialistas e acadêmicos.
Ao discursar na cerimônia de abertura do evento, Shohrat Zakir, vice-presidente do Comitê Permanente da 14º Assembleia Popular Nacional, a legislatura nacional da China, disse que a Iniciativa de Civilização Global é uma diretriz significativa para o desenvolvimento e o progresso das civilizações humanas, injetando um poderoso impulso no processo de modernização da sociedade humana.
Diante de mudanças sem precedentes no mundo de hoje, trocas iguais e aprendizado mútuo entre diferentes civilizações fornecerão um forte guia espiritual para enfrentar os desafios contemporâneos e alcançar o desenvolvimento comum, afirmou Shohrat Zakir.
Ele enfatizou a importância de respeitar a diversidade das civilizações humanas, defender ativamente sua progressividade, promover sua inclusão e defender vigorosamente os valores comuns da humanidade para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e criar um mundo melhor.
O fórum será concluído na quinta-feira.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)