Fórum internacional de especialistas discute fortalecimento de cooperação global em gestão de emergências

Indústria de exposições da China se recupera nos três primeiros trimestres
Banco Central corta taxa de juros em meio ponto percentual e Selic cai para 12,25% ao ano

Fórum internacional de especialistas discute fortalecimento de cooperação global em gestão de emergências

Changsha – Especialistas de todo o mundo discutiram o fortalecimento da cooperação internacional em gestão de emergências na segunda conferência do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Segurança Globais, do Fórum Boao para a Ásia, que foi realizada recentemente em Changsha, Província de Hunan, no centro da China.

   “A China sempre apoiou e promoveu a cooperação internacional em gestão de emergências”, expressou Zheng Guoguang, ex-vice-ministro de Gestão de Emergências.

   Até o momento, a China estabeleceu relações de cooperação em gestão de emergências de desastres com mais de 30 organizações internacionais e regionais e com mais de 90 países. A China também lançou um mecanismo de cooperação internacional para prevenção de desastres naturais e gestão de emergências no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota, criando uma nova plataforma global para a governança de desastres, de acordo com Zheng.

   Ao mesmo tempo, a China está ajudando ativamente outros países em desenvolvimento na construção de sistemas de monitoramento e alerta de desastres. Por meio de práticas como o compartilhamento de dados e a construção conjunta de instalações de monitoramento, a China está ajudando esses países a aprimorar suas capacidades de identificação e monitoramento de riscos de desastres.

   A inovação e a cooperação são cruciais para o gerenciamento e a mitigação eficazes de desastres, comentou Siddharth Chatterjee, coordenador residente das Nações Unidas na China. Ele pediu a todas as partes que tomem medidas adicionais, fortalecendo sua vontade política, aumentando o apoio político e avançando na construção de parcerias para cumprir os compromissos internacionais e os mecanismos relacionados que já foram acordados.

   A vice-representante do UNICEF na China, Amanda Bissex, salientou que os países devem criar sistemas de gerenciamento de emergência que levem em conta as necessidades de resposta a desastres dos jovens e crianças, dentro da estrutura da cooperação Sul-Sul.

   Com o rápido desenvolvimento da economia digital, os especialistas presentes na conferência disseram acreditar que é necessário acelerar a aplicação da cooperação em tecnologia digital na cooperação internacional sobre o gerenciamento de emergências.

   “A tecnologia e as plataformas digitais podem conectar governos, empresas e o público, permitindo que toda a sociedade responda de forma mais ágil aos desastres”, avaliou Yang Jian, vice-presidente do Tencent Group.

   De acordo com You Zhibin, da Sociedade Chinesa de Gerenciamento de Emergências, os participantes da cooperação internacional em gestão de emergências estão se tornando mais diversificados. A cooperação está se expandindo para áreas além do alívio de desastres, incluindo planejamento de resposta a emergências, alerta, monitoramento e recuperação pós-desastre.

   “No futuro, devemos continuar a criar mecanismos para cooperação internacional em gestão de emergências, refinar a concepção de regras no processo de cooperação, aprimorar os intercâmbios e o treinamento de profissionais de gestão de emergências e trabalhar juntos para enfrentar os desafios de risco”, disse ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *