Forte desempenho das empresas listadas reflete o crescimento econômico da China

Casos globais de COVID-19 ultrapassam 600 milhões, diz OMS
Coleção de arte dá um gostinho da cultura chinesa ao centro dos EUA

Forte desempenho das empresas listadas reflete o crescimento econômico da China

Bolsa de Valores de Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China. (Arquivo/Xinhua/Mao Siqian)

Beijing – As empresas listadas no mercado de ações da parte continental chinesa relataram desempenho melhor do que o esperado no primeiro semestre do ano, um sinal de que a economia chinesa sustentou seu impulso de desenvolvimento.

   Durante o período, as empresas listadas no mercado de ações da parte continental chinesa relataram uma receita operacional combinada de 34,54 trilhões de yuans (US$ 5,01 trilhões), subindo 9,24% ano a ano, mostraram dados da Associação Chinesa de Empresas Públicas.

   Seus lucros líquidos atingiram 3,25 trilhões de yuans, um aumento de 3,19% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados.

   As empresas listadas em geral conseguiram sustentar uma tendência de crescimento, apesar de desafios inesperados, como surtos esporádicos da COVID-19 no país e alta inflação no exterior, disse a associação.

   A qualidade das empresas listadas tem melhorado constantemente e sua estrutura vem sendo ainda mais otimizada, segundo a associação.

   As empresas não financeiras listadas apresentaram crescimento acima da média nas receitas operacionais e nos lucros líquidos durante o período. Suas receitas e lucros líquidos totalizaram 29,23 trilhões de yuans e 1,95 trilhão de yuans, respectivamente, aumentando 10,89% e 4,55%.

   Desde o primeiro trimestre de 2021, as empresas não financeiras têm consistentemente registrado crescimento maior nas receitas operacionais do que as empresas financeiras, mostraram dados oficiais, sinalizando uma trajetória sólida de desenvolvimento da economia real.

   Em termos industriais, carvão, petróleo, gás, produtos químicos básicos, matéria-prima da bateria elétrica e nova energia fotovoltaica cresceram rapidamente nos primeiros seis meses, enquanto empresas de setores como aviação, alimentação e turismo enfrentaram desafios devido a surtos de COVID-19 e altos preços de matérias-primas.

   O setor de nova energia viu a oferta e a demanda em expansão, beneficiando-se dos esforços contínuos do governo para alcançar suas metas de pico de carbono e neutralidade de carbono, disse Chen Li, economista-chefe da Chuancai Securities.

   O rápido desenvolvimento de indústrias como veículos de nova energia e energia eólica levou ao alto crescimento dos lucros do setor metal não ferroso, enquanto a alta inflação no exterior e uma crise energética na Europa contribuíram para o crescimento dos lucros de empresas relacionadas ao carvão, petróleo e petroquímicos, disse Chen.

   Nos primeiros seis meses de 2022, as despesas médias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas listadas representaram 1,69% de suas receitas operacionais. A intensidade de P&D da computação, bio-indústria e fabricação de equipamentos de ponta atingiu 10,29%, 10,1% e 6,84%, respectivamente.

   O mercado de ações da parte continental chinesa também emergiu como um campeão globalmente na escala de financiamento de oferta pública inicial (IPO) no mesmo período, de acordo com dados do provedor de informações financeiras Wind. Ele levantou um total de 311,9 bilhões de yuans via IPO, um aumento de 46% em relação ao ano anterior e liderando o gráfico global para a escala de financiamento.

   Integrantes do setor industrial estão otimistas com as perspectivas do mercado de ações da parte continental chinesa há algum tempo, à medida que os preços das commodities começaram a cair no final do segundo trimestre e a economia continuou a recuperação no terceiro trimestre.

   As empresas podem reportar notável melhora de desempenho, impulsionadas por margens de lucro mais altas, de acordo com a Sinolink Securities.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *