Xichang – A China lançou um foguete transportador Longa Marcha-2D na quinta-feira para colocar no espaço um grupo de satélites de sensoriamento remoto composto por três satélites.
Os três satélites da família Yaogan-36 foram lançados às 04h02 (horário de Beijing) do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan, sudoeste do país, e entraram na órbita predefinida.
Essa missão é o 480º voo dos foguetes transportadores Longa Marcha.
Os foguetes transportadores da série Longa Marcha estabeleceram um novo recorde de 150 lançamentos consecutivos bem-sucedidos.
O lançamento de quinta-feira também é a 78ª missão do foguete transportador Longa Marcha-2D.
O foguete transportador Longa Marcha-2D é um veículo de lançamento de dois estágios com um impulso de decolagem de 300 toneladas.
Ele é capaz de elevar cargas úteis de 1,3 tonelada para a órbita circular síncrona solar a 700 km acima da Terra.
Esse foguete tem a capacidade de lançar satélite único e satélites múltiplos em várias órbitas. Ele pode ser lançado a partir dos três principais centros de lançamento de satélites do país em Jiuquan, Taiyuan e Xichang.
O lançamento de quinta-feira também é a primeira missão de lançamento do foguete transportador Longa Marcha-2D do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang este ano.
Para garantir a operação estável do local de lançamento no tempo quente e chuvoso durante o verão, o foguete passou por melhorias em termos de projeto, produção, armazenamento e inspeção com base nas experiências de missões anteriores. Medidas à prova d’água e de chuva foram implementadas tanto para o foguete quanto para as instalações de lançamento.
Medidas, incluindo o fornecimento contínuo de ar para a carenagem do satélite, foram adotadas para garantir condições ambientais mais seguras e sólidas para os satélites.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)