Shanghai – O 27º Festival Internacional de Cinema de Shanghai (SIFF, em inglês) teve início no sábado em Shanghai, com 49 obras selecionadas para o Prêmio Golden Goblet deste ano.
O festival, com mais de 400 filmes nacionais e internacionais exibidos em Shanghai, vai até 22 de junho.
Este ano marca o 130º aniversário do cinema mundial e o 120º aniversário do cinema chinês. O Film Panorama irá lançar uma seção especial intitulada “Ressonância: Um Breve Encontro entre o Cinema Chinês e o Cinema Mundial”, enfatizando o aprendizado mútuo e o crescimento entre as indústrias cinematográficas chinesa e internacional.
Doze filmes da Ásia, Europa e América Latina são os destaques da competição principal. O júri é liderado pelo renomado diretor e roteirista italiano Giuseppe Tornatore.
Uma série de eventos, incluindo a Semana do Cinema do Cinturão e Rota e a Semana do Cinema de Ficção Científica, também acontecerá durante o festival.
Fundado em 1993, o SIFF é um evento global de prestígio, impulsionado pela ambição de Shanghai de se tornar um centro cultural internacional. O festival tem atraído cada vez mais atenção internacional devido ao florescente mercado cinematográfico da China.
(Xinhua/Wang Xiang)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)