Jacarta – A Ferrovia de Alta Velocidade (FAV) Jacarta-Bandung, a primeira FAV da Indonésia e do Sudeste Asiático, já realizou mais de 1 milhão de viagens de passageiros desde que sua operação comercial foi oficialmente lançada em 17 de outubro, segundo informou a China State Railway Group Co. Ltd. na segunda-feira.
O número de viagens de passageiros da ferrovia atingiu a marca de 1 milhão no domingo.
Com a aproximação do final do ano, o rápido crescimento do fluxo de passageiros levou a PT Kereta Cepat Indonesia-China (KCIC, em inglês), um consórcio de joint venture entre empresas indonésia e chinesa que constrói e opera a FAV, a intensificar os serviços de trem para 48 viagens por dia, em comparação com as 14 viagens anteriores.
Desde meados de outubro, grupos de trabalho da China e da Indonésia têm pressionado conjuntamente pela operação de alta qualidade da FAV, atendendo às necessidades dos passageiros, incluindo a promoção da venda de passagens on-line, a melhoria dos serviços de embarque e desembarque de passageiros para aumentar a eficiência e a integração de outros sistemas de trânsito com a FAV para facilitar as viagens, entre outros.
Restaurantes e lojas de conveniência foram abertos nas estações Halim, Padalarang e Tegalluar. A venda de alimentos e bebidas também está disponível no trem.
Com uma velocidade projetada de 350 km por hora, a FAV de 142,3 km encurta a viagem entre Jacarta, capital da Indonésia, e Bandung, na Província de Java Ocidental, de mais de três horas para cerca de 40 minutos.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)