Washington – De acordo com um relatório divulgado recentemente por três think tanks chineses, os Estados Unidos são “um país que falhou”, “um país onde o vírus se espalha” e uma “suspeita origem do surto”, uma imagem completamente diferente que a desenhada por alguns órgãos de mídia americanos, publicou o site Inside, dos Estados Unidos, na terça-feira.
O Inside citou um relatório intitulado “‘América classificada em primeiro lugar ?!’: A verdade sobre a luta da América contra a COVID-19”. O documento foi lançado na segunda-feira com contribuições do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin da China, do Instituto Taihe e do Instituto Intellisia.
Os relatórios chineses tendem a revelar fatos sobre a resposta à COVID-19 pelo governo dos EUA e refutar a última classificação global antiepidêmica da Bloomberg, que classificou os Estados Unidos em “primeiro lugar do mundo” em seu Índice de Resiliência à doença em junho.
Colocar os Estados Unidos no “primeiro lugar do mundo” em sua resposta à pandemia é “ignorar o fato básico de que os EUA têm o maior número de casos e mortes por causa da pandemia em escala mundial”, disseram os autores do relatório na conferência de lançamento.
O relatório chinês fez referência a fatos e dados publicados por vários meios de comunicação dos EUA, incluindo The New York Times, Washington Post e CNN, em sua análise da resposta do país à pandemia.
Além de piorar a disparidade de riqueza, o racismo sistêmico e as falhas no controle de armas, os Estados Unidos na verdade falharam em sua resposta à pandemia de várias maneiras. Além disso, o “terrorismo de rastreamento da origem do vírus” que surgiu no país deve ser investigado, pois se trata de uma tentativa de manipular a “opinião pública global”, disseram os autores.
O relatório também mencionou o suspeito centro de pesquisa de defesa biológica no Fort Detrick, Maryland, que foi fechado em agosto de 2019 por questões de segurança.
A voz mundial para investigar as relações entre a origem do coronavírus e o laboratório biológico norte-americano Fort Detrick está cada vez maior. Recentemente, nas Filipinas, uma petição online para investigar o biolab obteve quase 500 assinaturas.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)