Boston – A exposição cultural “Conheça Nanjing” começou na noite de segunda-feira no Faneuil Hall Marketplace em Boston, estado de Massachusetts, destacando elementos históricos e modernos da cidade chinesa de 2.500 anos de perto do rio Yangtze.
A exposição traz artes de jardinagem chinesas, o patrimônio cultural imaterial de Nanjing e “Global Smile Delivery” (“Abrindo Sorrisos pelo Mundo”, em tradução livre), uma exibição dos melhores desejos de Nanjing para o mundo.
É também a peça principal da “Semana de Nanjing”, um programa de intercâmbio cultural sobre o tema “Montanhas, água, cidade e florestas”.
“Como a capital de seis dinastias na história chinesa, Nanjing é um dos berços da civilização chinesa e gerou uma miríade de pessoas importantes na história”, disse o cônsul-geral da China em Nova Iorque, Huang Ping, em discurso de abertura. “Como o rio Charles em Boston, o rio Qinhuai que atravessa Nanjing presenciou muitos eventos históricos”.
Com esse programa de arte chinesa e “a festa cultural” no Faneuil Hall Marketplace, “com certeza a ‘Semana de Nanjing’ oferecerá ao público várias perspectivas novas desta parte maravilhosa da China”, disse ele.
O presidente do Conselho de Boston, Ed Flynn, disse que a exposição, que traz a herança de uma maravilhosa cidade chinesa que também é conhecida por sua beleza natural, “é um símbolo notável de entendimento e intercâmbio cultural, promovendo a boa vontade e fortalecendo os laços de amizade entre as duas cidades”.
Amaris Malfa, jovem de Boston, se impressionou com a arte digital “An Era in Nanjing” (“Uma Era em Nanjing”, em tradução livre), que permite ao público participar presencialmente da dinâmica paisagem urbana de Jinling e passear em tempo real pela cidade histórica de mais de mil anos da dinastia Song da China.
O pergaminho, ampliado e projetado em uma tela de 110 por 3,6 metros, mostra 533 figuras, 90 animais, mais de duas dezenas de carruagens, cavalos e sedãs.
“É incrível, muito intenso e significativo. Parece uma pintura em movimento”, disse Malfa. “Queria que meu noivo também tivesse visto”.
Zhu Yingchun, artista chinês que vive e cria artes junto com insetos no pátio de sua Oficina Suiyuan em Nanjing, mostrou “Poesia de Insetos” e “Pintura de Insetos” únicas, que representam uma bela terra de sonhos e de coexistência harmoniosa entre a humanidade e a natureza.
Sendo uma cidade chinesa conhecida, com história longa e cultura rica, Nanjing carrega uma riqueza de patrimônio cultural imaterial, incluindo “Pingtan’, que significa contar histórias e cantar no dialeto local, e “Ópera Kunqu”, conhecida como um fóssil vivo do teatro chinês. Também tem o título de “Cidade da Literatura” concedido pela UNESCO.
Desde 2015, a cidade tem se apresentado com a “Semana de Nanjing” em várias cidades e regiões, como Milão, Londres, Nova York, Paris e São Francisco, mostrando o melhor da cultura e das artes chinesas que Nanjing representa para pessoas de todo o mundo.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)