(210523) -- TIANJIN, May 23, 2021 (Xinhua) -- A staff member reacts with a robot at the fifth World Intelligence Congress at Tianjin Meijiang Conference and Exhibition Center in north China's Tianjin, May 23, 2021. The fifth World Intelligence Congress, a major artificial intelligence (AI) event in China, kicked off in north China's Tianjin Municipality on Thursday, highlighting frontier AI technologies and applications. The four-day event, with the theme of "New Era of Intelligence: Empowering New Development, Fostering New Pattern," has attracted the participation of over 240 AI companies and institutions. (Xinhua/Sun Fanyue)
Tianjin – A Expo Mundial de Inteligência 2024, programada para ser realizada em Tianjin de 20 a 23 de junho, tenta agregar recursos relacionados à IA tanto em nível nacional quanto mundial, de acordo com uma entrevista coletiva realizada na quarta-feira.
A exposição será coorganizada pelo Município de Tianjin, no norte da China, e pelo Município de Chongqing, no sudoeste do país, combinando dois eventos anteriormente conhecidos como Congresso Mundial de Inteligência em Tianjin e a Expo China Inteligente em Chongqing.
A expo de IA tem como objetivo criar uma plataforma global para inovação acadêmica, exposições, competições e promoção de investimentos na área de tecnologia inteligente. O evento atrairá empresas líderes, instituições de investigação bem conhecidas e universidades de topo.
Com uma área de exposição de 100 mil metros quadrados, o evento incluirá dez áreas de exposição temáticas abrangendo as áreas de IA, veículos inteligentes conectados, fabricação inteligente e robótica. Várias organizações e instituições internacionais participarão do evento, competindo em robótica e desafios de condução inteligente.
Tanto Tianjin como Chongqing intensificaram os esforços para impulsionar suas indústrias de IA nos últimos anos. A receita da indústria de IA de Tianjin ultrapassou 300 bilhões de yuans (US$ 41,4 bilhões) em 2023. E, em Chongqing, as indústrias relacionadas com veículos inteligentes conectados e veículos de nova energia estão a formar rapidamente clusters de biliões de yuans, de acordo com as autoridades locais.
Os dois municípios se alternarão para sediar a Expo Mundial de Inteligência no futuro.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)