Genebra, 12 jul – Duas empresas farmacêuticas chinesas fornecerão 110 milhões de doses de vacinas contra COVID-19 imediatamente aos participantes do projeto COVAX, anunciou nesta segunda-feira a Aliança de Vacinas (Vaccine Alliance) Gavi.
Profissional de saúde prepara uma dose da vacina da Sinovac contra COVID-19 em um local de vacinação em Phnom Penh, Camboja, em 8 de julho de 2021. (Sovannara/Xinhua)
As vacinas das empresas chinesas Sinopharm e Sinovac foram aprovadas no início deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial.
A Gavi anunciou em comunicado à imprensa que assinou contratos de compra antecipada com a Sinopharm para sua vacina de vírus inativado, “BBIBP-CorV”, e com a Sinovac para sua vacina de vírus inativado “CoronaVac”.
Os acordos, que vêm em um momento em que a variante Delta do vírus está representando um risco crescente, começarão a disponibilizar 110 milhões de doses imediatamente aos participantes da COVAX Facility, iniciativa internacional de fornecimento e distribuição de vacinas liderada pela OMS, Gavi e outros parceiros, segundo o comunicado à imprensa.
De acordo com o texto, 60 milhões de doses da vacina da Sinopharm serão disponibilizadas de julho a outubro e 50 milhões de doses da vacina da Sinovac, de julho a setembro.
Além disso, a Gavi revelou que tem a opção de comprar um potencial total de 170 milhões de doses da vacina Sinopharm e até 380 milhões de doses da vacina Sinovac no quarto trimestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022.
“Graças a este acordo, e como essas vacinas já receberam a Listagem de Uso de Emergência da OMS, podemos nos mover para começar a fornecer doses aos países imediatamente”, disse o CEO da Gavi, Seth Berkley.
Uma fonte da Missão Permanente da China nas Nações Unidas em Genebra comentou nesta segunda-feira que a assinatura do acordo entre a Gavi e os dois produtores chineses de vacinas é um movimento importante que mostra o compromisso da China em tratar as vacinas como um “produto público global”.
“O governo chinês tem encorajado e apoiado ativamente empresas chinesas de pesquisa e desenvolvimento de vacinas a participarem do COVAX, para fornecer vacinas aos países em desenvolvimento”, disse o diplomata, acrescentando que a China está disposta a continuar a trabalhar em conjunto com todas as partes para promover a distribuição justa das vacinas e fazer contribuições positivas para a solidariedade global na luta contra a epidemia.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)