Hangzhou – A Rokid, provedora chinesa de tecnologia de realidade aumentada, anunciou recentemente a integração da funcionalidade de pagamento em seus óculos inteligentes, Rokid Glasses, em colaboração com a Alipay. Com a novidade, os usuários poderão fazer compras usando comando de voz e gestos, sem precisar manusear um telefone.
O processo de pagamento é altamente versátil, pois os usuários podem simplesmente dar um comando de voz como “Rokid, pague 10 yuans (US$ 1,4)”, fazendo com que os óculos digitalizem automaticamente o código QR do Alipay e aguardem a confirmação verbal. Os detalhes do pagamento são exibidos diretamente nas lentes, uma experiência rápida e sem uso das mãos.
O sistema de pagamento é suportado pelo sistema de controle de risco multidimensional do Alipay para garantir a segurança de cada transação e proteger os usuários contra possíveis fraudes, com o compromisso de compensar quaisquer pagamentos não autorizados.
O fundador e CEO da Rokid, Zhu Mingming, enfatizou que essa inovação não é apenas uma mudança nos métodos de pagamento, mas uma redefinição da interação homem-computador. Espera-se que a introdução da funcionalidade de pagamento nos óculos Rokid “estabeleça uma nova referência” para a indústria de óculos inteligentes e melhore a experiência do usuário.
De acordo com Zhang Aijuan, vice-presidente do Ant Group e presidente rotativa do grupo de negócios de pagamentos digitais, espera-se que as futuras colaborações entre a Rokid e o Alipay se expandam para mais serviços convenientes, como pagamentos rápidos de taxas de estacionamento, contas de serviços públicos e pagamento de carona paga, bem como pedidos ativados por voz e lembretes de compra.
Projetados para uso durante todo o dia e pesando apenas 49 gramas, os óculos Rokid já receberam mais de 250 mil pedidos em todo o mundo, com entregas programadas para começarem no final de junho.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)