Paris – Uma cerimônia de entrega de fotos históricas tiradas na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, doadas por Marcus Detrez, foi realizada na Embaixada da China na França na noite de segunda-feira.
Durante o evento, Chen Dong, ministro da Embaixada da China na França, entregou a Detrez um certificado de doação e uma carta de agradecimento do Salão Memorial de Songhu em Shanghai para a Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, que doou 618 fotografias históricas colecionadas por seu avô, Roger-Pierre Laurens.
Muitas das fotos, tiradas entre as décadas de 1930 e 1950, documentam a Batalha de Songhu em 1937. O Salão Memorial de Songhu em Shanghai para a Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa incluiu essas fotos históricas ao seu acervo permanente.
As imagens documentam as atrocidades cometidas pelos invasores japoneses contra civis chineses e têm muito valor histórico para a pesquisa sobre a Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Guerra Mundial Antifascista.
Em declarações a repórteres no evento, Detrez disse que as fotos capturaram a história e expressou o desejo de que mais ocidentais, principalmente os jovens, conheçam essa parte da história por meio das imagens doadas.
Foto tirada em 4 de agosto de 2025 mostra cerimônia de entrega de fotos históricas tiradas na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, doadas por Marcus Detrez (3º à esquerda), na Embaixada da China em Paris, França, em 4 de agosto de 2025. Uma cerimônia de entrega de fotos históricas tiradas na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, doadas por Marcus Detrez, foi realizada na Embaixada da China na França na noite de segunda-feira. Durante o evento, Chen Dong, ministro da Embaixada da China na França, entregou a Detrez um certificado de doação e uma carta de agradecimento do Salão Memorial de Songhu em Shanghai para a Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, que doou 618 fotografias históricas colecionadas por seu avô, Roger-Pierre Laurens. (Xinhua/Gao Jing)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)