Cairo – Após duas décadas de construção, o Egito inaugurou no sábado o Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês), o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, durante uma grande cerimônia realizada perto das pirâmides e da Esfinge, marcando um evento cultural histórico para o país, conhecido por sua rica herança.
O presidente egípcio, Abdel-Fattah al-Sisi, inaugurou oficialmente o colossal complexo museológico no Planalto de Gizé em uma cerimônia que contou com a presença de 79 delegações de todo o mundo, incluindo chefes de estado, membros de famílias reais e autoridades governamentais.
Em seu discurso, al-Sisi elogiou a inauguração do museu como “uma prova viva da capacidade do povo egípcio”.
“O povo egípcio foi e ainda é construtor de civilizações, criador de glória e mensageiro da paz”, disse ele, descrevendo a inauguração do GEM como “escrever um novo capítulo na história do presente e do futuro”.
Segundo o presidente egípcio, o GEM é o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, a civilização do Egito.
Com quase 500.000 metros quadrados, o museu abrigará uma coleção sem precedentes de mais de 100.000 artefatos que abrangem milhares de anos da história egípcia. Sua peça central indiscutível é a coleção completa do faraó Tutancâmon, cerca de 5.992 peças, incluindo sua icônica máscara de ouro e dois sarcófagos. Essa coleção inestimável será exibida em conjunto pela primeira vez desde a descoberta de seu túmulo em 1922.
O museu ocupa um local de grande importância simbólica no Planalto de Gizé, onde estão localizadas as antigas pirâmides, oferecendo vistas panorâmicas das pirâmides e estabelecendo uma conexão direta entre essas maravilhas antigas e a nova e monumental instituição cultural.
A cerimônia de inauguração, realizada no pátio do museu com as Grandes Pirâmides de Gizé e a Esfinge como pano de fundo, contou com eventos culturais e apresentações artísticas que celebram a rica herança do Egito. As festividades incluíram apresentações musicais, uma apresentação de luzes e uma queima de fogos de artifício.
É esperado que o GEM seja um importante catalisador para o essencial setor de turismo do Egito, com as autoridades prevendo um fluxo anual substancial de visitantes que aumentará significativamente a receita do turismo no país.
“O museu mudará completamente o panorama do turismo cultural no Egito e ajudará significativamente a indústria do turismo”, disse Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.
O CEO do GEM, Ahmed Ghoneim, elogiou o museu como “o presente do Egito para o mundo”, observando que o museu “muda o contexto do turismo no Egito e aprimora o turismo cultural”.
“Não se trata apenas da herança que temos, mas sim de como a exibimos”, disse ele à Xinhua.
A construção do museu começou em 2005, mas o projeto enfrentou muitos atrasos ao longo dos anos devido à instabilidade política e a desafios de financiamento. Agora concluído, o complexo combina design arquitetônico moderno com elementos inspirados no antigo Egito, apresentando salões espaçosos e tecnologias de exibição de última geração.
O complexo do museu está programado para abrir oficialmente ao público em 4 de novembro.

Foto tirada em 1º de novembro de 2025 mostra apresentação de drones e luzes na inauguração do Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês) em Gizé, Egito. Após duas décadas de construção, o Egito inaugurou no sábado o GEM, o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, durante uma grande cerimônia realizada perto das pirâmides e da Esfinge, marcando um evento cultural histórico para o país, conhecido por sua rica herança. (Xinhua/Ahmed Gomaa)

O presidente egípcio Abdel-Fattah al-Sisi discursa na inauguração do Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês) em Gizé, Egito, em 1º de novembro de 2025. Após duas décadas de construção, o Egito inaugurou no sábado o GEM, o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, durante uma grande cerimônia realizada perto das pirâmides e da Esfinge, marcando um evento cultural histórico para o país, conhecido por sua rica herança. (Xinhua)

Atores se apresentam na inauguração do Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês) em Gizé, Egito, em 1º de novembro de 2025. Após duas décadas de construção, o Egito inaugurou no sábado o GEM, o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, durante uma grande cerimônia realizada perto das pirâmides e da Esfinge, marcando um evento cultural histórico para o país, conhecido por sua rica herança. (Xinhua)

Foto tirada em 1º de novembro de 2025 mostra apresentação de drones e luzes na inauguração do Grande Museu Egípcio (GEM, na sigla em inglês) em Gizé, Egito. Após duas décadas de construção, o Egito inaugurou no sábado o GEM, o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, durante uma grande cerimônia realizada perto das pirâmides e da Esfinge, marcando um evento cultural histórico para o país, conhecido por sua rica herança. (Xinhua/Ahmed Gomaa)







