Luxor, Egito – O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito abriu neste sábado aos visitantes o túmulo do faraó do Novo Império, Amenhotep III, no Vale dos Reis, após mais de duas décadas de restauração.
O túmulo, pertencente a Amenhotep III, que governou o Egito há mais de 3.500 anos, fica no lado oeste da famosa necrópole. Autoridades egípcias especializadas em antiguidades disseram que ele foi descoberto em 1799 e posteriormente saqueado, incluindo o sarcófago.
Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, descreveu o túmulo como “um dos mais importantes e proeminentes” do Vale dos Reis e disse que sua reabertura seria uma “excelente adição” ao setor de turismo cultural do Egito.
A restauração, um esforço internacional envolvendo especialistas egípcios, italianos e japoneses, concentrou-se na preservação das elaboradas pinturas murais do túmulo. O trabalho de conservação ocorreu em três fases: 2001 a 2004, 2010 a 2012 e 2023 a 2024. Khaled disse que os desenhos intrincados e as decorações vibrantes do túmulo refletem a prosperidade artística e cultural do Novo Império.
“O túmulo é famoso por suas decorações únicas e inscrições coloridas que retratam cenas religiosas e simbólicas da jornada do rei na vida após a morte”, disse ele.
Amenhotep III ascendeu ao trono ainda adolescente, após a morte de seu pai, Tutmés IV. Seu reinado de quase 40 anos é considerado uma era de ouro de paz e prosperidade, durante a qual ele residiu principalmente em Tebas, em vez da capital tradicional, Mênfis.
Durante a 21ª Dinastia, sua múmia, juntamente com outras múmias reais, foi transferida para o Depósito das Múmias Reais, posteriormente descoberto no túmulo de Amenhotep II em 1898. Hoje, seus restos mortais estão abrigados no Museu Nacional da Civilização Egípcia do Cairo.
Turista tira fotos no túmulo do faraó Amenhotep III, do Novo Império, no Vale dos Reis, na Cisjordânia de Luxor, Egito, em 4 de outubro de 2025. O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito abriu no sábado o túmulo do faraó Amenhotep III, do Novo Império, no Vale dos Reis, para visitantes, após mais de duas décadas de restauração.
O túmulo, pertencente a Amenhotep III, que governou o Egito há mais de 3.500 anos, fica no lado oeste da famosa necrópole. Autoridades egípcias responsáveis por antiguidades disseram que ele foi descoberto em 1799 e posteriormente saqueado, incluindo o sarcófago. (Xinhua/Ahmed Gomaa)