

Beijing – A economia privada da China registrou rápida expansão na última década graças a um ambiente melhor de mercado, disse o principal planejador econômico do país nesta quinta-feira.
O número de empresas privadas mais do que quadruplicou, pulando de 10,85 milhões para 44,57 milhões nos últimos 10 anos, uma vez que um ambiente estimulante para a economia privada foi continuamente melhorado, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) em uma coletiva de imprensa.
Como resultado de uma série de medidas pró-mercado, o ranking global da China para seu ambiente de negócios subiu para o 31º lugar no último ranking. Em 2013, o país estava na 96ª posição.
Até o final de 2021, a China havia atraído mais de US$ 2,6 trilhões de investimento estrangeiro direto.
Uma crescente comunidade de empresas chinesas se aventurou no exterior. O número de empresas de financiamento chinês no exterior aumentou de quase 22 mil no final de 2012 para mais de 45 mil hoje, de acordo com a CNDR.
(250809) -- DONGYING, Aug. 9, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Aug. 8, 2025 shows a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage in Dongying City, east China's Shandong Province. Dongying City has been actively developing clean energy in recent years. To make the best of idle land at Shengli Oilfield, a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage with a total installed capacity of 300 megawatts was accomplished in May 2025, seen to annually turn out 480 million kilowatt-hours of electricity. (Xinhua/Guo Xulei)