Wuhan – Faz 22 anos nesta quarta-feira a operação das eclusas da Represa das Três Gargantas, o maior projeto hidrelétrico do mundo.
Nos últimos 22 anos, pelas eclusas passaram 1 milhão de embarcações, 12,2 milhões de viagens de passageiros e 2,24 bilhões de toneladas de carga, informou a Administração de Navegação das Três Gargantas na quarta-feira.
O projeto da Represa das Três Gargantas é um sistema multifuncional de controle de água, composto por uma barragem de 2.309 metros de comprimento e 185 metros de altura, eclusas de cinco níveis nos lados norte e sul e 34 turbogeradores com capacidade combinada de geração de 22,5 milhões de quilowatts.
Como parte essencial do projeto, as eclusas mantiveram operações seguras e eficientes desde que abriram a navegação para embarcações sociais em 18 de junho de 2003. O volume anual de carga aumentou de 34 milhões de toneladas para o pico atual de 169 milhões de toneladas, ultrapassando o limite de 100 milhões de toneladas por 11 anos consecutivos e passando de 150 milhões de toneladas por três anos seguidos.
Para enfrentar o desafio da capacidade limitada das eclusas em comparação com a crescente demanda de frete, a administração tomou várias medidas para otimizar os procedimentos de navegação e melhorar a eficiência da manutenção.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)