Os submersíveis tripulados Shenhai Yongshi (Guerreiro no Mar Profundo) e Fendouzhe (Lutador), ambos desenvolvidos pela China, completaram um total de 175 mergulhos em 2022.
Eles apresentaram capacidades de operação e manutenção de ponta no mundo, de acordo com a conferência anual de um comitê de instrução científica para o uso dos dois submersíveis tripulados, realizada na terça-feira.
O Shenhai Yongshi, que pode atingir uma profundidade de 4.500 metros, completou 100 mergulhos pelo quarto ano consecutivo, a uma profundidade média de 1.292,52 metros.
O submersível passou 180 dias operando no mar, onde foi encarregado de exploração científica, aplicação de engenharia, busca e salvamento e resposta a emergências.
O Fendouzhe, que é capaz de atingir uma profundidade de 10.000 metros, passou 202 dias no mar no ano passado, completando 75 mergulhos.
O submersível realizou quatro mergulhos de nível de 10.000 metros em 2022, elevando seu número total de tais mergulhos para 25, com 32 pessoas a bordo, no total.
Os dois submersíveis tripulados também realizaram com sucesso operações subaquáticas conjuntas, de acordo com o comitê.
O comitê foi formado em 2021 e serve como uma plataforma de comunicação e intercâmbio para usuários e especialistas dos submersíveis para promover as aplicações, orientar a atualização técnica e melhorar as capacidades operacionais.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)