Beijing – O especialista em fotogrametria e sensoriamento remoto Li Deren e o físico de matéria condensada Xue Qikun ganharam o mais alto prêmio de ciência e tecnologia da China para o ano de 2023 nesta segunda-feira.
Li dedicou sua carreira ao avanço das capacidades da China em levantamento e sensoriamento remoto para observação da Terra. Ele é celebrado por seu conhecimento especializado das tecnologias essenciais de posicionamento e mapeamento global de alta precisão via sensoriamento remoto por satélites.
Ele resolveu os problemas de processamento de alta precisão de imagens de satélite de sensoriamento remoto e liderou sua equipe a desenvolver um sistema de medição aerotransportada e terrestre de alta precisão totalmente automático, fazendo contribuições notáveis para a construção do sistema de observação da Terra de alta precisão e alta resolução da China.
Xue é um cientista famoso da física de matéria condensada, que alcançou vários avanços científicos.
Sua equipe fez a primeira observação experimental do efeito Hall anômalo quântico. Eles também descobriram a supercondutividade de alta temperatura aprimorada por interface no sistema de heteroestrutura, o que abriu uma nova direção de pesquisa no campo da supercondutividade de alta temperatura.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)