Por Flávio Moraes e Múcio Aguiar
Paraíba – O Distrito do Marinho está situado no município de Boqueirão, região conhecida como Cariri paraibano. O termo Cariri advém de antigos povos que habitavam nessa área, designadamente os índios cariri. A configuração geomorfológica impressiona pelos grandes afloramentos de rochas granítica, muitas delas formando abrigos, locais estes frequentemente utilizado pelos povos indígenas pré-históricos como habitação temporária, bem como para a realização de rituais de sepultamento.
Nos idos do ano de 2017, sob a coordenação de arqueólogos da Universidade Federal e Alagoas e do Instituto Memorial da Borborema, em parceria com a Prefeitura Municipal de Boqueirão, e apoio da comunidade do Marinho, foi escavado o sítio arqueológico Pedra da Tesoura, este que se caracteriza como uma abrigo-sob-rocha contendo uma grande quantidade de evidências de sepultamentos. As escavações revelaram a diversidade das formas empregadas pelos povos que utilizaram esse espaço no tratamento dispensado a seus mortos. Além de uma cronologia de aproximadamente 1.500 anos antes do presente (Beta – 543287), foi identificado a preferência pelo enterramento secundário, mas de formas distintas, tais como ossos com pigmentação vermelha, enterramentos cremados em cestos confeccionados em fibra vegetal, e ossos queimados postos diretamente no solo. Os enterramentos foram acompanhados por muitos tipos de objetos, especialmente contas de colar e pulseiras confeccionadas em minerais e ossos de aves.
Outros sítios arqueológicos com a presença de ossos humanos aflorando em superfície, no entorno do sitio Pedra da Tesoura, já foram identificados e espera-se que com a continuação das investigações possamos ampliar cada vez mais o conhecimento acerca desses povos pretéritos que ali viveram.
O rico contexto paisagístico natural e cultural do Marinho vem despertando turistas de vários cantos, que observam no lugar uma vegetação nativa inigualável. Somado aos enquanto do vilarejo está à receptividade dos moradores e suas crocheteiras que produzem artesanato e oferecem uma culinária com os sabores do nordeste.
Serviço:
https://www.facebook.com/Condutores-turisticos-do-lagedo-do-Marinho-754323761295727/
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)