Rio de Janeiro — O Museu Nacional do Brasil anunciou na quarta-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, batizado como Berthasaura Leopoldinae, que viveu entre 70 e 80 milhões de anos atrás, no período Cretáceo.
Em uma entrevista à imprensa, especialistas do Museu Nacional afirmaram que se trata do fóssil mais completo de um dinossauro do período Cretáceo encontrado no país. O nome escolhido para o fóssil foi Berthasaura Leopoldinae, em homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, e a imperatriz Maria Leopoldina.
A espécie foi localizada no município de Cruzeiro do Oeste, estado do Paraná (sul), a cerca de 530 quilômetros de Curitiba, a capital regional. O local onde o fóssil foi encontrado é conhecido como “Cemitério dos Pterossauros” e segundo os pesquisadores, o nível de conservação dos restos é “impressionante”.
O dinossauro possui traços únicos em seu crânio que o converte em uma das principais descobertas paleontólogas do Brasil nos últimos anos.
“Temos restos do crânio e a mandíbula, a coluna vertebral, cinturas peitoral e pélvica e membros anteriores e posteriores, o que torna ‘Bertha’ um dos dinossauros mais completos já encontrados no período Cretáceo brasileiro”, afirmou o diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner.
Esta espécie de dinossauro tinha cerca de um metro de comprimento e um máximo de 80 centímetros de altura. O peso ainda não foi determinado, mas se calcula que não passaria de 10 quilos.
Trata-se, além disso, da primeira espécie de dinossauro sem dentes encontrada na América do Sul e os pesquisadores ainda não descobriram se é herbívora ou carnívora.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)