Cultura brasileira brilha na cidade chinesa de Chengdu

Brasil corre risco de perder US$ 1 bilhão em vendas de carne aos EUA com tarifaço
Número de passaportes comuns chineses válidos supera 160 milhões, diz órgão de imigração

Cultura brasileira brilha na cidade chinesa de Chengdu

Beijing – “Minha esposa e eu chegamos a Chengdu há apenas dois meses. Estou muito emocionado por poder ouvir minha língua materna em Chengdu e comunicar com todos na língua portuguesa”, disse um viajante de Portugal, na noite de 28 de julho, após apreciar a apresentação dos dançarinos brasileiros no evento “Noite da Cultura Brasileira”, realizado no Centro Comunitário Internacional de Tongzilin, em Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China.

Com a expansão contínua da política de isenção de visto da China, cada vez mais turistas estrangeiros vieram para Chengdu e muitos deles optaram por se estabelecer na cidade.

“Atualmente, a comunidade estrangeira em Chengdu está ampliando constantemente, e os jovens locais da cidade também têm muito interesse em culturas estrangeiras”, observou o organizador do evento, um italiano que faz negócios em Chengdu. “Eventos de intercâmbio cultural podem aproximar todos”, acrescentou ele.

Para mostrar a calorosa e extrovertida cultura latino-americana, o evento contou não apenas com música pop brasileira e clássicos da bossa nova, mas também com recitações de poesia brasileira por amantes da língua portuguesa e falantes nativos.

“Minha família é uma mistura de culturas ocidental e oriental. Como nos comunicamos em inglês, meu marido ficou muito feliz quando ouviu alguém falando português em Chengdu”, disse a moradora Liu Yimeng.

Enquanto isso, como evento emblemático do intercâmbio internacional com cidades irmãs de Chengdu, o Festival de Música Juvenil das Cidades Irmãs de Chengdu 2025 foi realizado de 25 a 30 de julho.

A UFPE LEED, uma trupe de dança de Recife, Brasil, conhecida por danças folclóricas, apresentou quatro estilos de dança, incluindo o Frevo, a dança mais típica e apaixonante do carnaval de Recife, para o público da cidade no festival.

O chefe da UFPE LEED disse que a trupe chegou à China pela primeira vez e quer mostrar a cultura brasileira através da dança, para que mais pessoas se apaixonem pela América Latina.

Com a otimização contínua das políticas, o charme da cidade atraiu cada vez mais estrangeiros para saborear a comida local, assistir aos pandas gigantes e comprar artesanatos requintados.

Segundo os dados da Estação de Inspeção de Fronteira de Entrada e Saída de Chengdu, mais de 790 mil estrangeiros chegaram à China pelo aeroporto de Chengdu no primeiro semestre de 2025, um aumento anual de 58,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *