Kunming — O conceito de ecocivilização é altamente reconhecido pelo público em geral na China, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira em um fórum temático durante a conferência COP15 em Kunming, na Província de Yunnan, no sudoeste da China.
Quanto à relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento, cerca de 55% dos entrevistados disseram que o processo de proteção ambiental traz novas oportunidades econômicas e apresenta uma perspectiva promissora, enquanto apenas cerca de 10% declararam que o progresso econômico só pode ser alcançado em detrimento da ruptura ambiental, segundo o levantamento, que foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa para a Ecocivilização da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Os resultados têm como base as respostas de 10.038 questionários na internet, juntamente com mais de 3,5 milhões de postagens e comentários online que foram analisados com a tecnologia de big data, informou Zhang Yongsheng, chefe do instituto de pesquisa.
“O progresso ecológico melhorou significativamente a qualidade do desenvolvimento e o bem-estar da população na China”, disse Zhang, citando os resultados da pesquisa e acrescentando que o público em geral demonstra satisfação contínua com suas vidas, mesmo quando o crescimento econômico está diminuindo.
A ecocivilização está liderando uma transformação extensa do paradigma de desenvolvimento, que irá remodelar a abordagem do desenvolvimento, o modelo de negócios, a compreensão da população de uma vida feliz, bem como as atitudes em relação ao consumo, emprego e bem-estar, observou Zhang.
O levantamento também mostra que cerca de 90% dos consumidores pesquisados optariam por produtos feitos por empresas ecologicamente corretas e gostariam de mudar seus hábitos de consumo para apoiar a proteção ambiental.
A COP15 se refere à 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)