A cooperação China-América Latina é uma escolha voluntária de ambas as partes, pois corresponde a seus interesses e necessidades fundamentais, afirmou na quinta-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.
A China e os países latino-americanos, como países em desenvolvimento, têm uma ampla gama de interesses compartilhados na manutenção da justiça e equidade internacionais, assim como na salvaguarda do multilateralismo, disse Wang em uma reunião de ministros das Relações Exteriores da China e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos no marco da 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
Wang pediu que o grupo fortaleça a coordenação e a cooperação, promova o diálogo e os intercâmbios e se esforce para se tornar uma força motriz para a paz e o desenvolvimento do mundo.
A China sempre está disposta a trabalhar com os países da América Latina e Caribe para superar as dificuldades e conquistar o desenvolvimento comum, disse.
Com base na igualdade e em benefícios mútuos, a China deseja trabalhar com a América Latina, cuidar conjuntamente dos interesses essenciais e principais de ambos os lados, respeitar a escolha de sistema político e caminho de desenvolvimento do outro lado e se abster de intervir nos assuntos internos da outra parte, disse Wang.
A China está disposta a trabalhar com os países latino-americanos para promover o crescimento sustentável e conquistar a prosperidade comum aproveitando plenamente as respectivas vantagens de ambas as partes, disse Wang.
A China nunca teve considerações geopolíticas na América Latina e permanecerá desta forma, destacou o chefe da diplomacia chinesa.
Wang disse que a China está contente em ver que os países latino-americanos estão abertos para desenvolver relações com qualquer outro país.
A China está disposta a realizar uma cooperação tripartida e multipartida com base no respeito à vontade dos países da região e a ampliar a zona de interesses para conseguir resultados de benefício mútuo, acrescentou.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)