Macau – Uma exposição sobre as conquistas da China na exploração e navegação espacial foi inaugurada nesta terça-feira na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), com o objetivo de inspirar as inovações tecnológicas locais.
Na cerimônia de abertura, os satélites “Macau Science 1” foram certificados para a entrada oficial em utilização. Foi assinado um acordo sobre a operação de longo prazo dos satélites. O solo lunar foi exibido pela primeira vez em Macau.
Li Guoping, engenheiro chefe da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês), manifestou a esperança de que mais talentos científicos de Macau possam participar nas causas espaciais e de navegação do país e fazer suas contribuições.
Tai Kin Ip, diretor dos Serviços de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do governo da RAEM, disse acreditar que Macau e a parte continental chinesa continuarão a trabalhar juntas na investigação e aplicação dos projetos seguintes do “Macao Science 1”, na promoção de talentos espaciais e intercâmbios internacionais.
Organizada conjuntamente pela CNSA, governo de Macau e pelo Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, a exposição durará até 9 de dezembro.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)