Em um gesto de solidariedade e união, a comunidade chinesa em São Paulo, representada por diversas associações e pelo Consulado Geral da China, realizou um evento grandioso de solidariedade na sede da Associação Azarias, localizada no bairro de Perus.
Yu Peng, cônsul-geral da China em São Paulo, disse em seu discurso que a China sempre foi membro do ‘Sul Global’ e sempre esteve ao lado do Brasil em apoio ao desenvolvimento social e erradicação da pobreza e que ser caridoso e ajudar os necessitados são virtudes tradicionais da nação chinesa.
A arrecadação foi resultado de uma campanha organizada pelas associações chinesas, que contaram com a colaboração de empresas, instituições e da comunidade em geral.
Diversas autoridades prestigiaram o evento e destacaram a importância da união de esforços de toda a comunidade na erradicação da fome.
Weslei Pereira Roberto, vice-presidente da Associação Azarias, disse: “É algo muito bom para nós, para nossa comunidade; nós estamos extremamente felizes e gratos pela parceria com a comunidade chinesa, porque nós temos uma população, aqui no nosso bairro especificamente, que é uma população muito cuidadosa que precisa de alimento, precisa ser assistida. E essa parceria fortalecendo os vínculos é muito importante para nós. Então para nós. nós é um privilégio.”
As doações, que ultrapassaram a marca de R$ 300 mil, foram compostas por 5 mil cestas, com uma variedade de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e itens de limpeza.
A iniciativa da comunidade chinesa em São Paulo demonstra o forte espírito de solidariedade e a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. A doação de alimentos não apenas alivia a fome e a necessidade, mas também fortalece os laços entre as comunidades e promove a cidadania.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)