Budapeste – Um Boeing B787-9 Dreamliner da Shanghai Airlines, uma subsidiária da China Eastern Airlines, foi calorosamente recebido no Aeroporto Internacional Liszt Ferenc em Budapeste, capital da Hungria, na noite de segunda-feira.
A China Eastern Airlines iniciou um serviço de voo direto entre a cidade de Ningbo, no leste da China, e Budapeste.
“Graças à Shanghai Airlines, haverá dois voos por semana entre Ningbo e Budapeste a partir de julho”, disse Tamas Menczer, secretário de Estado para relações bilaterais do Ministério de Relações Exteriores e Comércio da Hungria, em entrevista coletiva no aeroporto.
Até agora, um total de quatro grandes cidades chinesas, incluindo Beijing, Shanghai, Ningbo e Chongqing, tem acesso direto a Budapeste.
Menczer destacou a importância de Ningbo, cidade com quase 10 milhões de habitantes localizada na província de Zhejiang, uma das regiões mais ricas da China.
O secretário de Estado húngaro destacou a importância das relações entre a Hungria e a China, que foram elevadas ao patamar de uma “parceria estratégica abrangente” nos últimos 11 anos.
Menczer disse que a Hungria se tornou o principal destino dos investidores chineses na Europa Central e Oriental.
Qiu Jie, gerente geral do escritório de Budapeste da China Eastern Airlines, lembrou que este voo marca a primeira rota intercontinental sem escalas entre Ningbo e Budapeste.
“Estou confiante de que a nova rota entre Ningbo e Budapeste desempenhará um papel ativo na cooperação e desenvolvimento em muitos campos entre nossas duas nações”, disse ele.
Qiu disse que a China Eastern Airlines tem planos de aumentar mais dois voos diretos de Shanghai “muito em breve”.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)