Beijing – A segunda fase da instalação chinesa de radar para observação do espaço profundo, o Olho Composto da China, começou a ser construída na terça-feira no sudoeste de Chongqing, de acordo com o Instituto de Tecnologia de Beijing.
Cobrindo uma área de mais de 300 mu (20 hectares), a nova fase verá a construção de 25 radares de alta resolução, cada um com um diâmetro de 30 metros, e espera-se que seja concluída em 2025.
O Olho Composto da China será usado para observar e capturar imagens de objetos do espaço profundo com alta resolução, incluindo asteroides, a Lua e planetas semelhantes à Terra, servindo ao trabalho de defesa do país contra asteroides próximos da Terra e à pesquisa científica planetária.
Sua construção compreende três fases, com a fase consistindo de quatro radares de 16 metros de diâmetro concluídos em dezembro passado. Após a conclusão da terceira fase, a instalação deverá ter mais de 100 radares.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)