Kansas City, Estados Unidos, Duas senhoras de 50 anos contemplam em frente a Guanyin do Mar da China Meridional, uma antiga escultura chinesa no Museu de Arte Nelson-Atkins em Kansas City, Missouri.
Nos últimos 20 anos, eles visitaram o museu, descrevendo a Mãe Buda como “tão bela, serena e sublime”. “Há uma enorme coleção chinesa aqui. Este (Guanyin) é o mais espetacular”, disseram à Xinhua em anonimato.
O museu coleciona mais de 7.500 obras chinesas de alta qualidade, desde cerâmicas a móveis, de pinturas até esculturas.
“Podemos não ter a maior coleção de arte chinesa, mas é uma das melhores do mundo”, disse Ling-en Lu, curador e especialista em arte chinesa do museu.
Desde o seu lançamento em 1933, o museu vem coletando, preservando, estudando e exibindo ativamente obras de arte chinesa. E sua coleção de arte chinesa contém obras-primas de várias fases históricas.
O Guanyin mais admirado do Mar da China Meridional, medindo 2,4 metros de altura, 1,68 metros de largura e 1,1 metros de espessura da China Liao (907-1125) ou Dinastia Jin (1115-1234), foi esculpido no tronco de um único álamo. A escultura maior criada pelo humano deixou uma sensação de calma e calor no salão.
Em frente a um Vaso de Flores com Motivo de Dragão, uma louça de barro decorada em técnica de esgrafito da Dinastia Song do Norte (960-1127), Lu disse que este é um dos poucos tipos desse vaso que continua intacto no mundo.
Uma escultura Luohan com esmalte de chumbo de três cores da Dinastia Liao à Dinastia Jin é encontrada nas cavernas nas altas falésias de Yixian, província de Hebei, na China. A expressão solene e a dignidade retratam sua concentração e presença espiritual.
Selados em um armário de vidro, há mais de uma dúzia de gaiolas de críquete, pratos e potes de várias dinastias da China antiga. “Eles são muito populares entre as crianças”, disse Lu à Xinhua..
Foto tirada no dia 11 de agosto de 2022 mostra uma escultura Luohan com esmalte de chumbo de três cores da Dinastia Liao à Dinastia Jin, exibida no Museu de Arte Nelson-Atkins em Kansas City, Missouri, Estados Unidos. (Xinhua/Xu Jianmei)
Uma exposição sobre o tema “Criaturas Vivas – Animais na Arte Chinesa” foi realizada no museu, que exibiu dezenas de pinturas antigas chinesas com imagens de animais em muitas formas de arte. As criaturas nas pinturas representavam celebração, mensagens pessoais e até agendas políticas e religiosas.
Os organizadores da exposição produziram um conjunto de cartões, com imagens de animais de um lado e seu significado cultural na tradição artística chinesa do outro. Por exemplo, garças representam incorruptibilidade e integridade e veados simbolizam uma vida longa. Os ingressos são fornecidos gratuitamente aos visitantes.
“Acho muito interessante, e a maneira como as coisas são desenhadas é muito legal”, disse à Xinhua o estudante Camden Lombard, 17 anos, depois de visitar a exposição. “Sinto que sei muito mais sobre a cultura chinesa e como eles eram naquela época, suas crenças e outros detalhes”.
“Quero ir à China algum dia para conhecer ainda mais”, acrescentou ele.
Foto tirada no dia 11 de agosto de 2022 mostra um disco de jade ritual com motivos de dragão do século III a.C., exibido no Museu de Arte Nelson-Atkins em Kansas City, Missouri, Estados Unidos. (Xinhua/Xu Jianmei)
É “um motivo de muito orgulho ter uma coleção de arte chinesa como essa”, disse Christie Makar, educadora dos Programas de Extensão Escolar e Educadores do museu, à Xinhua.
Ela gerencia o Art Connection Kit do museu, uma coleção de materiais para estudantes projetados para incentivar atividades multidisciplinares e práticas. Estudantes locais podem estudar arte e cultura chinesas enquanto apreciam sua diversidade explorando a coleção chinesa do museu.
“É como abrir os olhos e estamos reunindo o mundo”, disse Makar. “Há tantas semelhanças e podemos apreciar a beleza e os trabalhos criados por artistas do mundo inteiro”.
“Também estamos tentando ensinar aos nossos alunos que existem diferenças, mas são belas diferenças, e devemos entender e apreciar um ao outro”, acrescentou Makar.
“Estamos em um momento em que às vezes é difícil sair de seus próprios pontos de vista pessoais”, disse Marla Van Thournout, gerente de Voluntariado do museu. “Acho que ter acesso a ver o que outras culturas criaram, o que elas valorizavam e apreciavam e o que era importante para elas, é muito benéfico na construção desse entendimento sobre todas as pessoas com quem compartilhamos este planeta”.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)