Clima de Preservação Ambiental, Recife sedia exposição de Desenvolvimento Sustentável

Brasil quer antecipar “em 2 ou 3 anos o objetivo de ter um desmatamento zero em 2030”, afirma vice-presidente
Senado brasileiro aprova relatório que denuncia Bolsonaro e 79 pessoas por omissão na pandemia

Clima de Preservação Ambiental, Recife sedia exposição de Desenvolvimento Sustentável

“Através da arte, vamos convidar a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo” Catherine Duvignau

Com os países se concentrando para discutir as medidas climáticas e a diminuição de carbono, além da COP26 para acontecer com a ONU – Organização das Nações Unidas, Recife recebeu neste mês de outubro uma exposição de vários artistas plástico para representar a preservação do meio ambiente.

O evento conta com esculturas inspiradas nas causas sociais 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, conceitos e princípios que compõe a Agenda 2030, um acordo afirmado entre 193 países, incluindo o Brasil. O início das atividades será na terça-feira dia 26 de outubro a partir das 10 horas até o dia 27 de outubro e depois dia 26 de novembro, com participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife além da live-painting da artista Pernambucana Maria Xilo, que ocorrerá na plataforma do Instagram @17odsparaummundomelhor, a intenção de ser veiculada por lá é que seja de acesso livre com a objetividade de democratizar o acesso a arte.

Tudo isso contará com patrocinadores importantes como Colgate-Palmolive; Secretaria Especial de Cultura; Ministério do Turismo; Prefeitura do Recife e o apoio local da Empetur, tudo através da Secretaria Municipal de Educação que vai distribuir inúmeras atividades temáticas da ODS para as escolas.

As peças serão globos terrestres com 1,8 metros, tridimensionais e com vários formatos únicos e característicos de cada artista que serão: Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN. De acordo com a CEO da Toptrends, a principal motivação do projeto em si, é mostrar a importância do conhecimento sobre os projetos internacionais como a própria ODS e evidenciar a urgência da sustentabilidade do planeta.

Uma entrevista de Nelson Malta, Diretor de Marketing no Colgate-Palmolive ele afirma “A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”.

A exposição estará acontecendo na área externa do Cais do Sertão, na capital pernambucana, bairro do Recife. A programação será:

Dia 25 de outubro, segunda-feira

Palestra de Abertura da Semana Lixo Zero, divulgação das ações e inauguração dos pontos de coleta de plástico tipo 2 no edifício-sede da Prefeitura do Recife.
Horário: 10h
Local: Auditório da Prefeitura, 15º andar

Dias 26 e 27 de outubro, terça e quarta-feira

Celebração da Semana Lixo Zero: Feira de produtos do ReciclaMais, de produtos gastronômicos do Angu das Artes e exposição fotográfica.
Horário: 9h às 13h
Local: Hall da entrada principal da Prefeitura do Recife

Dia 27 de outubro

Visita ao Pátio de Compostagem da Prefeitura do Recife e Limpeza do Mangue.
Horário: 13h30
Local: Ponto de encontro em frente ao vestiário-contêiner do estacionamento térreo da Prefeitura do Recife.

Ana Carolina Pavan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *