Rio de Janeiro — A Agência de Notícias Xinhua firmou recentemente uma parceria com O Monitor Mercantil para lançar a plataforma de notícias econômicas e financeiras Silk Road (Cinturão e Rota) no Brasil.
A partir do 1º de novembro, os leitores já podem acompanhar em português as informações relativas à principal iniciativa de desenvolvimento mundial promovida pela China, envolvendo infraestrutura e investimentos em países de todos os continentes.
A plataforma Xinhua Silk Road, lançada em julho de 2015 pelo China Economic Information Service (CEIS), uma subagência da Xinhua, é uma plataforma de informação, consultoria de investimento e convergência de think tank para todos os participantes da Iniciativa Cinturão e Rota.
Como uma plataforma internacional de serviços, ela tem como objetivo de ajudar as empresas chinesas a terem presença no exterior e as empresas estrangeiras a ingressarem no maior mercado do mundo.
A plataforma Silk Road oferece vários tipos de produtos e serviços, incluindo Belt & Road Weekly, banco de dados, pesquisa e consultoria, serviço offline etc.
Além disso, o portal xhsilkroad.com fornece as últimas notícias e análises aprofundadas sobre as políticas governamentais, informações de mercado, ambiente de negócios, informações de investimento e financeiras, bem como atualizações de projetos.
Fundado em 1912, O Monitor Mercantil é um jornal brasileiro especializado em economia, negócios e política, com suas publicações em dias úteis no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Ele é editado pelo jornalista Marcos de Oliveira, sócio-proprietário do veículo.
As matérias podem ser acessadas em monitormercantil.com.br/categorias/cinturao-e-rota.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)