Beijing – Cientistas da China e dos Estados Unidos descobriram o mecanismo molecular por trás da mortalidade de abelhas no inverno, oferecendo uma nova possibilidade para melhorar a saúde desses insetos.
Pesquisadores do Instituto de Zoologia da Academia de Ciências de Guangdong e do Laboratório de Pesquisa de Abelhas em Beltsville, Maryland, com o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA, descobriram que a via de sinalização da sirtuína é a via mais significativamente suprimida no inverno de abelhas doentes.
A SIRT1, uma importante proteína sirtuína que regula o metabolismo energético e imunológico, ficou notavelmente desregulada em abelhas meramente expostas a desafios frios, ligando o estresse frio à expressão gênica alterada da SIRT1, de acordo com o estudo.
Os pesquisadores demonstraram que a ativação da expressão gênica SIRT1 pelo SRT1720, um ativador da expressão da SIRT1, poderia melhorar a fisiologia e prolongar a vida útil das abelhas estressadas pelo frio.
O estudo sugere que as abelhas que passam o inverno aumentam o consumo de energia para manter a temperatura da colmeia, reduzindo assim a energia alocada para as funções imunológicas. As abelhas invernantes são, portanto, mais suscetíveis a infecções por doenças, resultando em altas perdas de colônias de inverno.
Os resultados, publicados no Journal of Advanced Research, fornecem uma abordagem promissora para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas destinadas a mitigar as perdas de colônias de abelhas.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)