Xi’an – Uma equipe de pesquisa chinesa alcançou um avanço significativo na transferência e posicionamento de eletricidade sem fio, com resultados publicados na revista acadêmica internacional Nature Communications.
Como há um rápido desenvolvimento de dispositivos inteligentes usando tecnologia como a Internet das Coisas, casas inteligentes, drones e wearables, fornecendo energia fornecida, confiável e sustentável para esses dispositivos tornou-se um desafio tecnológico urgente. O carregamento sem fio tradicional depende da proximidade e da indução eletromagnética de alta potência, que é limitada por restrições espaciais, ambientais e de equipamentos.
Uma equipe da Escola de Engenharia Eletrônica da Universidade de Xidian desenvolveu com sucesso um protótipo de sistema baseado em metasuperfícies de dupla frequência para transferência de eletricidade, detecção, posicionamento e comunicação sem fio. Este sistema permite o rastreamento adaptativo da transferência de energia sem fio, tornando potencialmente o carregamento sem fio mais eficiente.
A tecnologia pode ajustar de forma inteligente as interrupções de transmissão de ondas eletromagnéticas, otimizando a eficiência da transferência de eletricidade sem fio em tempo real com base nas mudanças ambientais e nos requisitos do projeto, de acordo com o líder da equipe, Li Long.
Em comparação com os métodos tradicionais de carregamento sem fio, a nova tecnologia tem vantagens significativas. Ela possibilita o carregamento sem fio sem contato eficiente para vários dispositivos terminais em movimento, como drones e robôs inteligentes, fornecendo fonte de alimentação estável e eficiente e, assim, superando as limitações da tecnologia tradicional de carregamento sem fio.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)