Beijing – Cientistas propuseram vários objetivos para uma futura estação internacional de pesquisa lunar, incluindo observação da Terra baseada na Lua e utilização de recursos lunares, informou o China Science Daily na sexta-feira.
Zou Yongliao, chefe da divisão de Exploração Lunar e de Espaço Profundo da Academia Chinesa de Ciências (ACC), revelou os objetivos em uma recente conferência espacial nacional.
A China planeja estabelecer um modelo básico para uma estação de pesquisa lunar baseada em duas missões de exploração planejadas até 2028 e, posteriormente, expandi-la para uma internacional.
De acordo com Zou, à medida que os cientistas continuam desenvolvendo o projeto da estação de pesquisa, eles já progrediram ao apresentar objetivos específicos para a ciência e a aplicação.
Esses objetivos envolvem principalmente estudar a evolução da Lua, explorar a formação e as atividades estelares e observar o Sol e a Terra a partir da Lua.
Zou também mencionou a realização de experimentos científicos, como o cultivo de plantas na superfície lunar e a utilização de recursos lunares, como minerais lunares e energia solar.
O cientista observou que a Lua ainda é o “campo principal” da exploração do espaço profundo e a construção de uma estação internacional de pesquisa lunar é uma necessidade histórica.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)