Ciclone extratropical deixa ao menos 44 mortos no Brasil

G20 aceita União Africana como novo membro para maior representação dos países em desenvolvimento
Pesquisadores avaliam recursos solares na China usando satélite Fengyun-4A

Ciclone extratropical deixa ao menos 44 mortos no Brasil

Foto: Xinhua

São Paulo – Um total de ao menos 44 pessoas morreram e outras 46 estão desaparecidas depois que um ciclone extratropical atingiu o sul do Brasil, informou a Defesa Civil neste domingo.

O ciclone desencadeou chuvas torrenciais, inundações, ventos de mais de 110 km/h e deslizamentos de terra desde a última segunda-feira em cerca de 60 cidades no estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina e o Uruguai, e em algumas áreas do estado vizinho de Santa Catarina.

Todas as mortes, com exceção de uma, ocorreram no Rio Grande do Sul, onde 224 pessoas ficaram feridas e mais de 14 mil foram evacuadas, segundo a Defesa Civil.

As cidades mais atingidas foram Muçum, com um número de 16 mortos, e Roca Sales, com 10 mortos.

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, visitou a região no domingo, depois de anunciar na sexta-feira o plano do governo de compensar cada pessoa afetada pelo ciclone com cerca de US$ 160.

Falando da Índia, onde participou da reunião de cúpula do Grupo dos 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionou o evento climático extremo à agenda ambiental necessária para enfrentar as consequências das mudanças climáticas. Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *