Beijing – Lágrimas de alegria inundaram os olhos de Li Ji quando seu voo finalmente pousou em Beijing, encerrando sua jornada de três dias para casa desde Omaha, nos Estados Unidos.
Li, uma pediatra que trabalha no estado de Nebraska, está longe de casa há oito anos. Embora a pandemia da COVID-19 tenha dificultado a viagem de volta para casa nos últimos três anos, também a fez perceber a importância de fazer tal viagem uma vez que as condições permitissem.
“A pandemia alterou muitas coisas que tomamos como certas. As reuniões familiares, por exemplo, significam muito para mim agora, e descobri que passar tempo com os idosos e outros membros da família é algo maravilhoso”, disse Li.
A reunião vem depois da última adaptação da China à resposta à COVID-19. As viagens domésticas convenientes e a retomada de mais rotas aéreas internacionais estão trazendo de volta milhões de chineses com saudades de casa para a maior celebração do ano.
Wang Jili, um nativo do distrito de Shichuan, no noroeste da Província de Gansu, não pôde celebrar a Festa da Primavera com sua família por dois anos. Trabalhando em Beijing, a cerca de 1.600 km de distância, ele correu para comprar uma passagem para casa imediatamente após a liberação das medidas de resposta ajustadas da COVID-19.
Arrastando uma caixa com excesso de peso embalada com pastelaria, pato assado, erguotou — uma famosa marca de bebidas de Beijing — e outras especialidades de Beijing, Wang, de 37 anos, embarcou ansiosamente em sua viagem de volta para casa na quarta-feira.
“Voltar para casa para a Festa da Primavera é o que mais esperamos após um ano de trabalho árduo. O festival tem um significado extra este ano, pois é o primeiro após a otimização das medidas de resposta a epidemias. Estou cheio de expectativas”, disse ele à Xinhua antes de sua viagem de volta para casa.
Em todo o país, as pessoas estão sentindo o mesmo sentimento de antecipação em relação à Festa de Primavera deste ano, que cai no domingo.
Espera-se que sejam feitas cerca de 2,1 bilhões de viagens de passageiros durante a correria deste ano, ou “Chunyun”, entre 7 de janeiro e 15 de fevereiro, com mais da metade impulsionada por reuniões familiares, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Por milhares de anos, a Festa da Primavera tem sido um tempo passado com a família. Em tempos recentes, o evento anual começou a perder seu brilho entre as gerações mais jovens, em parte devido ao enfraquecimento de muitos costumes populares que o acompanhavam. Entretanto, os próprios fatores que dificultaram as viagens de volta para casa nos últimos três anos reavivaram o valor de tais ocasiões na mente das pessoas.
A família de Wang se envolveu nas primeiras horas do Ano Novo chinês, ante o pano de fundo de fogos de artifício coloridos.
“Só queríamos falar amenidades, sobre nada em particular. Conversamos sobre a vida e o trabalho em Beijing, as crianças e toneladas de fofocas de família”, disse Wang, que também estava planejando uma reunião em casa com amigos há muito sem ver.
No início do domingo, eles saíram, visitando amigos e parentes, enviando cumprimentos à Festa da Primavera e desejando um ao outro boa sorte — uma tradição essencial no Ano Novo Lunar chinês.
Para Fetra Harisoa, de Madagascar, celebrar a Festa da Primavera no distrito de Lichuan, na Província de Jiangxi, no leste da China, é um ritual que ela jamais perderia.
Harisoa e seu marido se conheceram em Madagascar em 2016 e se mudaram para a China depois de se casarem. A família de três filhos se estabeleceu agora em Xiamen, uma cidade costeira na Província de Fujian, no leste da China. Todas as Festas da Primavera, eles levam seu filho de volta para Lichuan, que possui mais de 100 edifícios bem conservados das dinastias Ming e Qing (1368-1911).
Ir às feiras de mercado é o programa favorito da Harisoa durante o feriado de Ano Novo chinês. Seu dia típico em Lichuan começa sempre com uma visita às feiras para comprar lanches e quinquilharias da Festa da Primavera, como parelhas de versos vermelhas, balas, amendoins e sementes de melão.
“Adoro passar o tempo com toda a família. Durante a Festa da Primavera, também podemos provar muitas especialidades locais, como bolinhos de massa, macarrão de arroz e uma variedade de sobremesas. Foi justamente por causa disso que me apaixonei pelo Ano Novo chinês”, contou sorridente.
O Ano Novo Lunar, ou Festa da Primavera, marca a transição de um signo do zodíaco para outro. Como 2023 é o Ano do Coelho, a antiga rua de Lichuan está cheia de luzes, lanternas e decorações com desenhos de coelhos bonitos, enquanto uma variedade de atividades folclóricas estão em evidência. Seu filho de cinco anos tem sido preenchido diariamente com alegria e curiosidade.
O coelho, o quarto animal do Zodíaco chinês, é um animal amado na China, simbolizando graça, misericórdia, auspiciosidade e boa sorte. São também coisas que a maioria dos chineses deseja em 2023.
Li valorizou a oportunidade de retornar à pátria e está planejando visitas mais frequentes ao seu país em um futuro próximo. “Pretendo trazer meus dois filhos de volta no verão. Ambos estão muito interessados na cultura chinesa”, disse ela.
As resoluções de Wang e Harisoa para o Ano Novo são mais ou menos as mesmas — passar mais tempo com a família.
“Estou trabalhando em Beijing há cerca de seis anos, mas meus pais nunca estiveram na cidade. Levá-los à Cidade Proibida e à Grande Muralha e comer pato autêntico de Beijing é o que eu mais quero fazer”, disse Wang.
“Meu desejo de Ano Novo é trazer meu filho de volta a Madagascar para visitar seus avós, tias e tios. Também espero que meus parentes possam vir à China para conhecer minha maravilhosa vida aqui”, disse Harisoa.
(250918) -- BEIJING, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- AI-powered firefighting devices are seen at Nanning International Convention and Exhibition Center in Nanning, capital of south China's Guangxi Zhuang Autonomous Region, Sept. 17, 2025. The 22nd China-ASEAN Expo and the China-ASEAN Business and Investment Summit kicked off here on Wednesday. (Xinhua/Cao Yiming)
(250225) -- BEIJING, Feb. 25, 2025 (Xinhua) -- This photo shows a prototype of CR450 bullet train undergoing tests in Beijing, capital of China, Feb. 25, 2025. Prototypes of the CR450 bullet train, with a test speed of up to 450 kilometers per hour and an operational speed of 400 kilometers per hour, were debuted in Beijing recently, highlighting China's cutting-edge advancements in rail technology and contributions to the global rail industry. The CR450 is significantly faster than the CR400 Fuxing high-speed trains currently in service, which operate at speeds of 350 kilometers per hour. The China State Railway Group Co., Ltd. (China Railway) currently is arranging a series of line tests for the prototypes and optimize technical indicators to ensure the CR450 enters commercial service as soon as possible. (Xinhua/Xing Guangli)
(241222) -- SHANGHAI, Dec. 22, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo shows a view of Yangshan Port of Shanghai Port, east China, Dec. 18, 2024. Shanghai Port became the first in the world to see the annual container throughput exceed 50 million 20-foot equivalent units (TEUs) on Sunday. The port has ranked first globally for 14 consecutive years in terms of annual container throughput. TO GO WITH "1st Ld: Shanghai Port sees annual container throughput exceed 50 million TEUs" (Xinhua/Fang Zhe)