Beijing, 14 jun – A China detalhou medidas para aumentar suas capacidades de monitoramento das mudanças climáticas e prevenção de riscos, marcando um passo significativo nos esforços do país para aumentar sua resiliência climática.
O país buscará construir basicamente uma sociedade resiliente ao clima até 2035, com melhorias significativas em sua capacidade de adaptação às mudanças climáticas, de acordo com a estratégia nacional de adaptação às mudanças climáticas 2035 divulgada em conjunto por 17 departamentos, incluindo o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente.
Até 2035, a capacidade de monitoramento e alerta precoce das mudanças climáticas do país atingirá um nível avançado globalmente, enquanto o sistema de gestão e prevenção de riscos climáticos estará basicamente maduro, de acordo com o documento.
A pasta acrescentou que a China tomará medidas para prevenir e controlar os principais riscos de desastres relacionados ao clima de maneira eficaz e melhorar ainda mais o sistema técnico e padrão de adaptação às mudanças climáticas.
A China emitiu pela primeira vez uma estratégia nacional de adaptação às mudanças climáticas em 2013 e, pela primeira vez, tornou a adaptação às mudanças climáticas uma estratégia nacional. Desde então, o país obteve resultados positivos na melhoria da adaptação às mudanças climáticas em regiões e indústrias-chave.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)