

Beijing – A China começou nesta segunda-feira a solicitar sugestões para um nome chinês de sua primeira sonda solar, o Advanced Space-based Solar Observatory (ASO-S, ou Observatório Solar Avançado Baseado no Espaço), de acordo com o Centro Nacional de Ciência Espacial da Academia Chinesa de Ciências.
O satélite está programado para ser lançado ao espaço em outubro. Entre 11 e 24 de julho, os internautas são convidados a sugerir um nome para a sonda que reflita sua função, ao mesmo tempo em que indique o espírito de exploração científica e autoconfiança cultural da China.
O aparelho, que foi projetado para ter uma vida útil de quatro anos, realizará observações sobre o campo magnético solar, erupções solares e ejeção de massa coronal, para suportar a previsão de clima espacial catastrófico.
Ele implantará três cargas, incluindo Magnetômetro de Vetor de Disco Completo, Gerador de Imagens de Raio-X Duro e Telescópio Solar Lyman-alfa.
Depois de entrar em órbita, o satélite gerará cerca de 500GB de dados por dia, todos os quais serão disponibilizados para usuários em todo o mundo.
(251016) -- HARBIN, Oct. 16, 2025 (Xinhua) -- A harvester produced by the Case New Holland (CNH) works in a corn field in Shuangcheng District of Harbin, northeast China's Heilongjiang Province, Oct. 14, 2025. TO GO WITH "Economic Watch: Global agribusiness giants optimistic about China's agricultural modernization" (Xinhua/Sun Xiaoyu)