Beijing (Xinhua) — A China se tornará grande impulsionador do desenvolvimento de inteligência artificial (IA) global e contribuirá com 15,6% da escala de mercado até 2024, conforme um recente relatório.
O mercado chinês da IA atingirá 6,27 US$ bilhões em 2020, de acordo com o relatório de avaliação 2020-2021 sobre o desenvolvimento do poder de computação de IA da China, lançado conjuntamente pela empresa de pesquisa de mercado global, International Data Corporation (IDC), e o fornecedor de computação em nuvem e big data, Inspur Group.
Nos próximos quatro anos, a escala de mercado do setor de IA da China manterá uma taxa de crescimento anual composta de 30,4% para atingir US$ 17,22 bilhões em 2024, segundo o relatório.
A aplicação de IA desenvolveu-se rapidamente desde 2019. A visão computadorizada continua sendo a maior aplicação desta tecnologia na China, com uma participação de mercado de 40,6% em 2019.
Em termos de penetração de aplicações industriais, a indústria de internet domina resolutamente o mercado, seguida pelas indústrias de telecomunicações e manufatura. No primeiro semestre deste ano, a aplicação de IA avançou rapidamente na indústria médica e teve um forte aumento, de acordo com o relatório.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)