(250609) -- CHONGQING, June 9, 2025 (Xinhua) -- Tourists take a cruise ship to enjoy the night view in southwest China's Chongqing Municipality, May 28, 2025. In recent years, Chongqing has made efforts to enrich its consumption forms in line with its existing tourism resources, as a way to provide better consumption experience for customers and unleash market potential. (Xinhua/Wang Quanchao)
Beijing – A China está fazendo todos os esforços para cumprir as metas de desenvolvimento econômico e social estabelecidas para 2025, com uma série de arranjos de trabalho a serem continuados no segundo semestre do ano, disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal planejador econômico da China.
Encarregado pelo Conselho de Estado, Zheng fez as observações nesta quarta-feira ao apresentar um relatório sobre a implementação do plano nacional de desenvolvimento econômico e social desde o início de 2025 para a sessão em andamento do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, a principal legislatura da China.
O relatório enumerou as principais tarefas de trabalho para o resto do ano, incluindo explorar o potencial da procura interna, promover a integração aprofundada de inovações científico-tecnológicas e inovações industriais, aprofundar a reforma e expandir a abertura, e prevenir e neutralizar riscos.
As tarefas também visam promover o desenvolvimento regional coordenado e o desenvolvimento urbano e rural integrado, promover a transição verde e de baixo carbono, melhorar a subsistência das pessoas e fortalecer a capacitação em segurança em áreas-chave.
O relatório disse que o governo trabalhará para garantir a estabilidade no mercado de trabalho e nas operações das empresas, refinar uma política fiscal mais proativa e uma política monetária moderadamente frouxa e tornar as políticas mais direcionadas e eficientes.
Também serão feitos esforços para sustentar o consumo, implementando programas de aumento do consumo, removendo regras restritivas ao consumo e implementando medidas para expandir o consumo de serviços, de acordo com o relatório.