China revela plano trienal para melhorar infraestrutura de carregamento de veículos elétricos

Lula confirma reunião com EUA na quinta para negociar tarifaço
Brasil lança “Compromisso de Belém” para quadruplicar combustíveis sustentáveis até 2035

China revela plano trienal para melhorar infraestrutura de carregamento de veículos elétricos

(250722) -- GUIYANG, July 22, 2025 (Xinhua) -- Electric vehicles are charged at the Quanhu Park station equipped with ultra-fast liquid-cooled chargers in Guiyang, southwest China's Guizhou Province, June 13, 2025. TO GO WITH "Across China: Ultra-fast charging powers EV use in mountainous regions" (Xinhua)

Beijing – A China divulgou na quarta-feira um plano de ação de três anos para melhorar sua infraestrutura de recarga de veículos elétricos (VEs), como parte de seus esforços mais amplos para aumentar a confiança do consumidor e acelerar a adoção de VEs em todo o país.

O plano, publicado conjuntamente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e outras agências governamentais, define medidas para expandir a cobertura da rede de carregamento, melhorar a eficiência operacional e a qualidade de serviço, ao mesmo tempo que promove a inovação no setor.

Até o final de 2027, a China visa estabelecer uma rede nacional de 28 milhões de instalações de recarga, com capacidade de recarga pública superior a 300 milhões de quilowatts — suficiente para atender à demanda de mais de 80 milhões de veículos elétricos, conforme descrito no plano.

As principais medidas incluem a atualização das redes urbanas de carregamento rápido, a aceleração das renovações das instalações de carregamento nas áreas de serviço das autoestradas e a resolução da escassez de infraestruturas de carregamento nas zonas rurais.

O plano também enfatiza a melhoria da infraestrutura de carregamento em áreas residenciais e a ampliação de instalações de carregamento privadas.

A China tem registrado um crescimento robusto na infraestrutura de recarga de veículos elétricos nos últimos anos, refletindo a expansão estável do mercado de veículos de nova energia do país. Até o final de agosto, o número total de instalações de recarga de veículos elétricos era de quase 17,35 milhões de unidades, um aumento anual de 53,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *